Sexta-Feira, 02 de Março de 2012 @ 07:09
Jundiaí – Uma das emissoras que está se beneficiando da decisão é a Dumont FM que transmite o programa na madrugada
O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) conquistou uma grande vitória para as emissoras que são associadas à entidade. O Tribunal Regional Federal de São Paulo concedeu a flexibilização da transmissão do programa Voz do Brasil. Até que a liminar seja derrubada, as emissoras podem se utilizar da faixa das 19h às 20h para transmissão de sua programação, tendo o direito de veicular o programa em horário alternativo.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
A decisão beneficiou, entre outras emissoras, a Dumont FM 104.3 de Jundiaí. A rádio voltada ao público jovem passou a exibir a Voz do Brasil às 3 horas desde a última terça-feira. Amparada por uma decisão judicial, a Dumont FM já se utilizava desse recurso para exibir a Voz do Brasil durante a madrugada. Assim como nos casos de outras rádios, a emissora voltou a transmitir o programa às 19 horas.
Apesar de poder exibir a Voz do Brasil em horário alternativo, as emissoras beneficiadas pela decisão da Justiça devem veicular um texto que diz o seguinte: “O programa oficial “Voz do Brasil” será transmitido às (...) horas, em cumprimento ao Acórdão 5637/2012 da Egrégia Sexta Turma do TRF 3º Região, proferido na Apelação Cível interposta pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo – SERTESP.” A decisão em favor da Sertesp foi da desembargadora federal e relatora Regina Helena Costa.
Em seu site, a Sertesp publicou uma nota informando que em 2009 a entidade ajuizou, por seu Assessor Jurídico Dr. Rubens Augusto Camargo de Moraes, Ação Declaratória em face da União Federal, questionando a obrigação de transmitir o programa A Voz do Brasil, apresentando dois pedidos alternativos: 1) Suspensão da divulgação da Voz do Brasil, e, se não fosse concedida essa medida, 2) Flexibilização da Voz do Brasil.
Quando do julgamento em primeira instância a Vara Federal rejeitou ambos pedidos, interposta Apelação para o Egrégio Tribunal Regional Federal de São Paulo, este conheceu do recurso e modificou a sentença, concedendo a flexibilização para a divulgação do programa oficial, entendendo que referido programa tem "nítido interesse público"; "que a retransmissão é obrigatória para todas as emissoras de radiodifusão. Em face do artigo 220 da CF, o programa pode ser retransmitido em horário alternativo."
Apesar da vitória, a União Federal poderá ingressar com Recurso Extraordinário e pleitear o Efeito Suspensivo, em face da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Enquanto a decisão não é reformada, as emissoras associadas à Sertesp podem decidir em qual horário irão veicular a Voz do Brasil.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.