Curitiba deverá ter mais uma rádio em FM operando a partir do dia 7 de abril. Trata-se da já conhecida Rádio T FM 104.9, uma das novatas do meio curitibano, emissora que ficou por quase nove meses fora do ar após uma ação da Anatel (órgão que fiscaliza e regulamenta a radiodifusão nacional). A Rádio T é uma extensa rede em FM espalhada por vários mercados do Paraná e desde 2008 opera de forma experimental no mercado da capital paranaense através de uma concessão do município de Pinhais. O retorno da emissora à Curitiba foi confirmado pela própria rádio.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
No próximo dia 28 a Rádio T completaria nove meses afastada dos 104.9 FM da Grande Curitiba. Uma ação da Anatel lacrou a emissora que possuía irregularidades técnicas segundo a entidade que fiscaliza a pratica de radiodifusão no país. A direção da Rádio T obteve junto ao Ministério das Comunicações em Brasília o direito de retomar as atividades através da 104.9 FM de Pinhais, marcando o retorno da rede estadual ao mercado curitibano. A Anatel havia lacrado a rádio no dia 28 de julho do ano passado, ação que ocorreu por volta das 15h00 daquele dia.
No ar em 104.9 FM a Rádio T operou por mais de 2 anos em caráter experimental a partir dos 106.9 FM, antigo canal destinado a essa concessão do município de Pinhais. No inicio do ano passado a Anatel autorizou a troca de canal da FM, passando de 106.9 FM para 104.9 FM, mudança realizada pela Rádio T em 1 de maio de 2011. A partir dessa troca a Rádio T iniciou suas operações em definitivo na Grande Curitiba, passando a inclusive ter sua audiência medida pelo Instituto Ibope. O sinal da FM era local em toda região até o dia 28 de julho do ano passado, quando a ação da Anatel interrompeu as transmissões da FM.
A partir do dia 7 a Rádio T estará de volta ao mercado de Curitiba e região metropolitana e, segundo a própria emissora, foram feitas adaptações e investimentos técnicos na estação, inclusive uma nova torre para transmitir a 104.9 FM. Fica a expectativa do mercado local em como será a qualidade de sintonia da FM a partir do seu retorno. A Rádio T terá como concorrentes diretas as seguintes emissoras populares: 98 FM 98.9, Caiobá FM 102.3, Clube FM 101.5, Massa FM 97.7 e Dimensão FM 107.1 (torre em Contenda e possui sinal local em boa parte da Grande Curitiba).
Rádio T é uma das maiores redes estaduais em FM no país
O nome fantasia “Rádio T” ainda é desconhecido para boa parte do mercado de rádio do Brasil, inclusive em várias regiões importantes do território onde o projeto atua (como Londrina e Maringá). Trata-se de uma extensa rede de rádios em FM que atinge diferentes regiões do estado do Paraná. A marca possui sua sede em Ponta Grossa e a programação é gerada em escalas por todas as FMs que integram a cadeia, estando sempre em rede. Também é destaque o porte técnico dessas estações, rádios que possuem uma notável qualidade de áudio, sistema RDS e geralmente amplas áreas de cobertura de sinal.
Hoje a Rádio T está presente em Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Andirá (próxima a Ourinhos e Assis – cidades do estado de São Paulo), Faxinal (com sintonia parcial em Londrina), Mamborê, Paranacity (sintonia parcial em Maringá), Brasilândia e, a partir do dia 7, retorna a Curitiba. Também são aguardadas inaugurações de estações em Matelândia, Missal, Catanduvas, Palmeira e Matinhos (litoral do Paraná).
Colaboração de Fernando Raphael e Dario Antonio Lopes da Silva
GUIA TUDO RÁDIO: Clique aqui para ver e ouvir a lista de rádios sintonizadas em CURITIBA
GUIA TUDO RÁDIO: Clique aqui para ver e ouvir a lista de rádios sintonizadas em todo o PARANÁ, incluindo a RÁDIO T
Leia mais - Exclusivo: Rádio T estréia emissora em Cascavel
Leia mais - Exclusivo: Rádio T segue fora do ar em Curitiba e não tem data para retornar
Leia mais - Exclusivo: Rádio T opera a partir de nova freqüência em Curitiba
Tags: