Conforme noticiado ontem, 10 de abril, pelo Tudo Rádio o mercado de rádio FM de São Paulo apresentou uma oscilação negativa em comparação com a medição divulgada no mês passado. Foram dois períodos consecutivos de crescimento do meio FM, apresentando queda apenas na medição divulgada em janeiro (representando o último trimestre de 2011). Na atual (janeiro a março de 2012) a tendência de queda não representou uma diminuição na participação do mercado FM por parte de algumas rádios, com destaque para as primeiras colocadas e o segmento jovem. Acompanhe:
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
No “share” (que mede em porcentagem a participação de cada rádio em relação ao total da audiência computada no meio FM – no 05h-00h, todos os dias e locais) algumas emissoras apresentaram aumento na participação do meio mesmo com queda na média de ouvintes por minuto. Esse caso ficou em evidência no meio jovem, onde a maior evolução foi vista no índice da Transamérica FM 100.1, seguida pelas rádios Disney FM 91.3 e Mix FM 106.3 (líder no segmento e dona da maior participação no total). Isso não resulta numa aproximação significativa entre essas FMs no ranking geral, porém amplia a participação do bolo jovem no total do mercado de rádio.
Se levado em consideração apenas o aumento de participação no share de rádios que atuam exclusivamente no segmento jovem (já que a evolução da Transamérica em muitos casos é proveniente do aumento da audiência na faixa de programação esportiva da FM), a maior variação foi da Disney FM, seguida pela líder Mix FM. A Fast 89 FM 89.1 também ampliou sua participação no mercado FM em comparação ao resultado anterior, considerando assim a medição geral atual sendo positiva para a emissora. A Jovem Pan 2 FM 100.9 não viu variação em sua participação, fato que aproximou a rádio da rival Metropolitana FM 98.5 (única jovem com oscilação negativa no share).
Esse destaque de avanços no share não foi algo exclusivo do segmento jovem. Das cinco primeiras colocadas (sendo todas populares), apenas a Band FM 96.1 não apresentou evolução na participação do meio FM. A Tupi FM 104.1 segue com o maior índice no “share” e seguida pela Nativa FM 95.3 (ambas apresentaram crescimento nessa pesquisa). A maior variação positiva foi vista no índice da Transcontinental FM 104.7, indo ao encontro do crescimento na média de ouvintes por minuto da emissora. Em quinto geral a Gazeta FM 88.1 também viu sua participação aumentar.
A maior variação positiva entre as 15 primeiras colocadas da pesquisa FM foi da Alpha FM 101.7, líder no segmento adulto-contemporâneo. Esse crescimento também vai ao encontro do ganho que a rádio obteve no número de ouvintes por minuto.
Importante: o “share” serve como um importante termômetro das rádios perante o próprio mercado FM. Ele não revela o total de ouvintes (ou a média) de uma emissora e é uma forma de medição que acompanha as demais análises feitas pelo Instituto Ibope. A pesquisa “share” usada nessa análise é com base no filtro 05h-00h, todos os dias e locais.
Navegue pelos "links" a seguir para conferir o panorama atual do ranking de audiência em São Paulo e também para ouvir as emissoras da pesquisa.
Leia mais - Audiência SP: Alpha se destaca mesmo com queda geral do mercado
Leia mais - Rádio de Mogi das Cruzes segue como destaque em São Paulo
GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios sintonizadas na GRANDE SÃO PAULO
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: