Curitiba – É a segunda vez que a BandNews aparece à frente de sua concorrente
Uma situação tem chamado a atenção no mercado curitibano e serve de reflexo para situações vistas em outros mercados brasileiros. A disputa no segmento jornalístico (porém não emissoras mais populares, mas sim rádios que atuam nessa linha de programação com um perfil mais segmentado) parece uma corrida de “tartarugas”, onde demora a definir algum resultado entre as concorrentes. Essa situação é observada desde o início de 2011 em Curitiba, nos números registrados pelas rádios CBN FM 90.1 e BandNews FM 96.3.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
Nessa última medição a BandNews FM apareceu à frente da CBN no ranking geral de audiência em Curitiba, com base nos dados do Instituto Ibope. No horário “nobre” do rádio jornalismo (entre 07h e 10h da manhã) a vantagem é da BandNews perante a CBN, abrindo uma distância considerável na medição feita entre 08h e 09h. Já no geral a diferença entre as duas rádios é pequena, com cerca de 400 ouvintes de distância a favor da BandNews. Até a pesquisa anterior a vantagem era da CBN e em apenas uma oportunidade a BandNews esteve a frente da concorrente (na medição divulgada em dezembro do ano passado).
Esse quadro de disputa evidencia a demora na resposta do público de rádio jornalismo, considerado um dos mais fiéis às suas emissoras. As recentes mudanças na CBN e o crescimento da presença da BandNews nos mercados onde atua geram um quadro de disputa mais acirrada. Essa situação deverá demorar mais para ocorrer nas praças onde a BandNews tem menos tempo de operação ou combate concorrentes com mais “fôlego” nas medições, como é observado em São Paulo com a CBN FM 90.5. A distância entre a CBN e a BandNews FM 96.9 tem diminuído nos últimos meses, mas ainda não é observado um quadro de acirramento da disputa, salvo algumas faixas horárias na medição “hora a hora”.
Qualquer investida da CBN para melhorar seus números poderá demorar para serem percebidos nas pesquisas de audiência, assim como novos crescimentos nos índices da BandNews, independente do mercado. Rádios de outros segmentos tendem a responder mais rápido, como são os casos das emissoras populares, gospel e jovem. As mais segmentadas demoram a apresentarem evoluções constantes, porém quando alcançam esses crescimentos elas possuem mais facilidade para manter seus índices de audiência, sem oscilações significativas.
Em Curitiba a BandNews também passou a encorpar sua audiência após seis anos de operações, tendo avanços mais significativos quando a rádio investiu na cobertura de sinal da FM na capital paranaense no início de 2010, fato que tornou a 96.3 FM mais competitiva perante uma potente e bem estruturada CBN FM 90.1 (no ar desde 1995 em Curitiba). O mesmo é aguardado em outras praças como Campinas, rádio que aguarda um aumento de potência. No ano passado foi a vez da BandNews FM 96.7 de Ribeirão Preto melhorar sua qualidade de transmissão.
RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir a CBN de Curitiba o via Tudo Rádio.com
RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir a BANDNEWS de Curitiba o via Tudo Rádio.com
Leia mais - Audiência PR: Massa continua como vice-líder e Jovem Pan 2 aparece em terceiro geral
GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios sintonizadas em CURITIBA
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: