São Paulo – Pesquisa mostra evolução do meio em repasse originado da publicidade
Segundo estatísticas divulgadas pelo UOL nos últimos dias, a América Latina lidera alta em gastos com publicidade ao registrar crescimento de 11,6% em 2011, ante alta global de 7,3%. Desses números a mídia rádio registrou alta de 9,7% nos repasses vindos do investimento em publicidade na América Latina, sendo a segunda mídia em evolução (ficando atrás apenas da TV, com 10,1%). O número é consideravelmente superior à evolução apresentada pelo rádio no Brasil, colocando em cheque a forma como o rádio brasileiro é gerido.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
O relatório é fruto da pesquisa realizada pelo Global AdView Pulse, da consultoria Nielsen, relatando que os investimentos em publicidade somaram US$ 498 bilhões em todo o mundo em 2011. Na América Latina a lata é de 11,6%, sendo superior aos 7,3% da média mundial (esta que foi puxada para baixo devido os desempenhos fracos na Europa e nos Estados Unidos). Na Europa houve retração de 0,4% no investimento em publicidade e em território norte-americano a alta foi de apenas 2% segundo o relatório divulgado pela Global AdView Pulse.
Desses números na América Latina, 9,7% foi a alta registrada pela mídia rádio, acima do crescimento apresentado pelo rádio brasileiro. Recentemente o Tudo Rádio divulgou o termômetro da publicidade brasileira, onde a mídia rádio teve uma leve alta de 3,3% em 2011, segundo pesquisa Projeto Inter-meios, elaborado pelo grupo Meio & Mensagem. Também estima que esse número no país pode ser maior já que boa parte das estações não revelam seus faturamentos à pesquisa. Mesmo assim o número é consideravelmente inferior a alta apresentada em outros países do continente, colocando em cheque a forma que o rádio brasileiro é gerido como empresa que necessita de faturamento e investimentos.
Esses números brasileiros colocam o rádio através de “novas mídias”, como a internet e a TV paga. Apesar de ser uma tendência mundial o crescimento dessas outras mídias não deveriam superar o rádio na participação do bolo publicitário, principalmente quando levado em consideração o volume de audiência registrada pelo meio, penetração, impacto da mídia, segmentação, baixo custo de confecção de peças e a convergência com outros formatos de negócios dentro da própria comunicação. No Brasil os jornais apresentaram alta de 3,8% contra a média de 1,1% na América Latina e 3,5% das revistas brasileiras (contra 2% no total América Latina).
Depois da América Latina, o segundo maior crescimento foi registrado na Ásia (11,5%), e o terceiro, no Oriente Médio e África (11,3%). Ainda segundo a pesquisa da Global AdView Pulse os setores em que o crescimento do investimento em publicidade foi mais vigoroso foram os de vestuário e acessórios (17,5% de crescimento) e de cuidados com saúde (11,2%).
Com informações do UOL, Global AdView Pulse e Meio&Mensagem
Leia mais - Rádio tem crescimento de 3,3% no faturamento em publicidade
Tags: