São Paulo – Emissoras sofrem com interferências provenientes de piratas da Mata Fria
Ontem, 16 de abril, o Tudo Rádio divulgou com exclusividade uma investigação realizada pelo C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências) na “Mata Fria”, área da Serra da Cantareira próxima à Rodovia Fernão Dias (Mairiporã, na Grande São Paulo). Num único ponto foram mapeadas 44 FMs clandestinas, sendo a maioria com operação superior a 2.000 Watts de potência no transmissor, além de algumas piratas contarem com antenas de até três elementos (
leia mais ). As legalizadas Jovem Pan 2 FM 100.9, Alpha FM 101.7 e Antena 1 FM 94.7 são as rádios mais prejudicadas pela presença dessas FMs da Mata Fria. Entenda o caso:
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
As três FMs (Alpha FM, Antena 1 e Jovem Pan 2) possuem como vizinhas de dial rádios piratas com potência de 3.000 Watts no transmissor, clandestinas que ocupam canais adjacentes às sintonias dessas três estações legalizadas. A Jovem Pan 2 recebe interferências em sua cobertura provenientes das clandestinas que operam em 100.7 FM e 101.1 FM, a Antena 1 sofre com a pirataria em 94.5 FM e 94.9 FM, enquanto a Alpha FM tem seu sinal prejudicado pelas piratas em 101.5 FM e 101.9 FM. Essas interferências são constatadas nas zonas Norte e Leste de São Paulo, além de Guarulhos e Mairiporã.
Com rádios clandestinas potentes “coladas” às emissoras legalizadas a estação “oficial” chega a sumir em alguns pontos de São Paulo. Recentemente o Tudo Rádio.com realizou vários testes de sinal das FMs da capital paulista em diferentes regiões da cidade. Na zona norte (Água Fria - Santana) quando os receptores são induzidos à busca automática de estações, são listadas as rádios clandestinas em 100.7 FM e 101.1 FM como locais, “pulando” a Jovem Pan 2. Isso também ocorre em outros pontos com várias FMs da capital, fazendo com que rádios importantes passem “despercebidas” pelos ouvintes, situação que pode influenciar numa eventual disputa por audiência.
Rádios como Energia 97 FM 97.7, Fast 89 FM 89.1, Tupi FM 104.1, Nativa FM 95.3, entre outras, também possuem vizinhas “ingratas” de 3.000 Watts instaladas na região da Mata Fria, em Mairiporã. São somadas à essas 44 FMs clandestinas outras estações piratas instaladas de forma aleatória por diferentes pontos de São Paulo e região metropolitana, inchando o “dial”e inclusive gerando interferências entre as rádios piratas. Na região da Paulista já é possível sintonizar através de determinados receptores algumas FMs piratas, mesmo com a proximidade com as torres das FMs legalizadas.
Acompanhe em detalhes o estudo (com vídeo, lista de rádios piratas da Mata Fria e suas respectivas potências) e a lista de rádios oficiais de São Paulo (com áudio) através dos “links” a seguir.
Leia mais - Exclusivo: Investigação lista e localiza 44 rádios clandestinas em São Paulo
GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista completa de rádios legalizadas sintonizadas na GRANDE SÃO PAULO
Leia mais notícias sobre o tema "PIRATARIA NO RÁDIO" de todo o país
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: