Quinta-Feira, 10 de Maio de 2012 @ 17:07
Brasília - Mostra apresenta objetos antigos e atuais que destacam a evolução tecnológica nas áreas de telefonia, som, imagem e transmissão de dados
O Dia Nacional das Comunicações foi comemorado em 5 de maio em homenagem ao nascimento do patrono das comunicações do Brasil, o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Em comemoração à data, o Ministério das Comunicações organizou a exposição “Comunicações no Brasil - Ontem e Hoje” que mostra a evolução tecnológica nas áreas de telefonia, som, imagem e transmissão de dados por meio de equipamentos antigos e atuais.
CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui
O evento está sendo realizado no hall de entrada do ministério, a exposição vai até o dia 18 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A entrada é livre. Com mais de 50 objetos em exibição, o acervo é constituído por equipamentos do Ministério das Comunicações; Museu Nacional dos Correios; Agência Nacional de Telecomunicações; Empresa Brasil de Comunicação; Antiquário Casa da Antiguidade; Relicário Artes, Decorações e Antiguidades; Estação de Metareciclagem de Samambaia; e outros colaboradores. Podem ser vistos, por exemplo, um telégrafo da metade do século XIX, uma central telefônica de 1917, aparelhos de telefone da década de 20, máquinas de escrever e um aparelho de telex.
No evento, o visitante também vai ver modelos das tecnologias atuais como tablets, smartphones, um aparelho de rádio digital e os celulares para uso na faixa de 450 MHz, que vai atender as áreas rurais e isoladas. A exposição traz ainda informações sobre as invenções e como elas avançaram até o estágio atual.
O secretário-executivo do MiniCom, Cezar Alvarez, ressaltou a importância de mostrar ao público a evolução dessas tecnologias: “A importância está em reconhecer a atividade estratégica das comunicações e, ao mesmo tempo, ilustrar isso por meio dos diferentes instrumentos e a evolução tecnológica que nos permitiu chegar à moderna transmissão de dados e imagens. É uma política pública muito importante e fundamental para a sociedade hoje”.
A exposição está dividida em três temas. Na parte Telefonia, é possível conhecer os primeiros aparelhos que serviam para a telefonia fixa e a evolução que permitiu a chegada da telefonia móvel, passando pelos celulares chamados “tijolões”, que nem mesmo possuíam a função de envio de SMS, até os smartphones multitarefa.
Na área Som e Imagem, o visitante pode ver as mudanças a partir dos televisores da década de 50, época em que as imagens eram transmitidas em preto em branco. Se em 1970 a grande novidade foi a TV em cores, hoje o avanço é o sinal digital e a alta definição. Também é possível constatar a evolução nas formas para gravar sons e ouvir músicas, que partem das fitas K-7 e walkmans até os atuais players de MP3.
Na história da transmissão de dados é possível conhecer aparelhos que, em suas épocas, foram responsáveis por tornar tarefas mais rápidas ou transmitir informações em tempo real. É o caso do pioneiro telégrafo e, alguns anos mais tarde, a máquina de escrever, o telex e o fax. As mesmas funcionalidades desses equipamentos podem ser feitas hoje com um computador, ou mesmo um smartphone, conectado à internet.
Com a mostra, o MiniCom também faz homenagens a duas personalidades que fizeram a diferença na história das comunicações no Brasil. Além do Marechal Rondon, a exposição conta um pouco da história do padre Roberto Landell de Moura, que na semana passada teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, através de lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.
Considerado um pioneiro na área de telecomunicações, o padre gaúcho não obteve em sua época reconhecimento público pelos seus inventos. No final do século 19, Landell de Moura realizou as primeiras transmissões de voz entre aparelhos sem fio, utilizando ondas eletromagnéticas. Ele também projetou a televisão, o teletipo e o controle remoto por rádio.
Com informações do site do Ministério das Comunicações
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.