Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 22 de Maio de 2012 @ 10:01

Exclusivo: Rádio Gaúcha se destaca no mercado FM de Porto Alegre

Porto Alegre – Emissora já se aproximou das lideres de audiência na capital gaúcha
Publicidade
Conforme noticiado na semana passada pelo Tudo Rádio e com base nas medições gerais do Instituto Ibope, a Rádio Gaúcha FM 93.7 apresentou um crescimento considerável em sua média de audiência e encostou-se às primeiras colocadas do ranking da audiência do mercado FM de Porto Alegre. O resultado é expressivo e coloca mais uma marca tradicional do rádio AM na linha de frente da audiência FM. A Rádio Gaúcha surgiu em 600 AM e nos últimos anos passou a participar do mercado FM da capital gaúcha. Na última medição a emissora apresentou seu melhor desempenho desde a sua estréia no FM.

CAMISETAS TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! Veja os modelos e adquira já a sua! FRETE GRÁTIS! Clique aqui


No share, filtro da pesquisa de audiência que revela a participação das emissoras em relação ao mercado de rádio FM, a Rádio Gaúcha registrou 10.04% de participação, contra 8.1% no resultado anterior (divulgado em abril) e 7.81% no resultado apresentado ao mercado em março. Na média de ouvintes por minuto a Rádio Gaúcha já apresenta há algum tempo uma audiência maior no FM do que no AM, registrando em torno de 10 mil ouvintes na média por minuto a mais na comparação entre os dois canais. Porém esses números não derrubam a rádio no ranking AM: a emissora segue na vice-liderança entre as AMs de Porto Alegre.

Na comparação com as demais rádios do ranking FM, a Gaúcha registra 10.04% de share contra 11.63% a terceira colocada geral, a popular Cidade FM 92.1. Essa distância entre a terceira posição (que nos últimos meses pertenceu a Eldorado FM 96.7, também popular), e a Gaúcha era maior, já que a 93.7 FM passou os últimos meses oscilando entre os 6 e 8 pontos no share, trocando sempre posições no ranking geral com as lideres no segmento jovem da capital gaúcha (Atlântida FM 94.3 e Jovem Pan 2 FM 97.5). Já para a primeira colocação geral a distância ainda é grande, com a 104 FM 104.1 registrando 18.05% de participação na medição mais recente.

Esse fato coloca a Rádio Gaúcha entre as principais marcas originadas no AM que atuam no FM. No ar em 93.7 FM desde 28 de maio de 2008, quando a Anatel autorizou a migração de canal da concessão que operava em 91.3 FM para 93.7 FM (em 91.3 FM operava a popular Metrô FM). Essas mudanças de canais também atingiu a Atlântida FM que foi de 94.1 FM para 94.3 FM). Desde então a Rádio Gaúcha passou a participar do ranking de audiência FM medido pelo Instituto Ibope, apresentando crescimentos seguidos até que, nos últimos meses, passou a “trocar” de posições com as emissoras jovens. Importante lembrar que as marcas Gaúcha e Atlântida são algumas das rádios controladas pelo Grupo RBS, além da extinta Metrô FM.

A transmissão em FM é feita de forma simultânea com o canal 600 AM, tradicional da rádio. Com programação jornalística e esportiva, a Gaúcha passa a ser destaque na medição geral de audiência de uma capital assim como já é observado em Belo Horizonte, mercado que tem a Itatiaia FM 95.7 como vice-líder geral de audiência (rádio que surgiu nos 610 AM da capital mineira). No Rio de Janeiro duas tradicionais AM (mas de programações mais populares) também se destacam no mercado FM (casos das rádios Super Rádio Tupi FM 96.5 AM 1280 e Rádio Globo FM 89.5 AM 1220).

Também vale destacar que a atual passagem da Rádio Gaúcha pela frequência 93.7 FM não é a primeira vez que a rádio participa do mercado FM local. Em meados dos anos 70 a emissora já ocupou os 94.1 FM antes da criação da Atlântida FM e mais recentemente em 102.3 FM, antes das estréias das adultas 102 FM e a atual Itapema, todas marcas do Grupo RBS. Nesses casos a “Gaúcha FM” executava uma grade/projeto distinto ao trabalho feito na 600 AM.

Em 1º de julho a Rádio Gaúcha passará a contar com outra emissora em FM: a Gaúcha FM 105.7 de Santa Maria, substituindo a adulta Itapema FM no interior do Rio Grande do Sul.


Escutar RÁDIO AO VIVO: Clique aqui para ouvir a Rádio Gaúcha a via Tudo Rádio.com 

Escutar GUIA TUDO RÁDIO: Ouça e veja a lista de rádios sintonizadas em PORTO ALEGRE 

Escutar Leia mais - Audiência RS: Rádio Gaúcha cresce e encosta na Cidade FM

Escutar Leia mais - Rádio Gaúcha substituí a Itapema FM no interior gaúcho

Escutar Leia mais - Especial: Rádio Gaúcha AM completa hoje 85 anos



A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.