Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2007 @ 00:05

Audiência: rádios jovens comemoram na capital paulista

São Paulo – Confira os números das melhores colocadas do ranking de audiência da capital paulista, além da comparação entre as primeiras no segmento jovem
Publicidade
Segundo os dados da última pesquisa Ibope, junho a agosto (2007), todos os dias, 05h as 24h, obtidos através de comunicado à imprensa de uma das rádios presente no “Top 10” do dial paulistano, a Mix FM 106.3 abriu uma ampla vantagem em relação as demais emissoras que exploram o segmento jovem em São Paulo, além de conquistar uma pequena margem de diferença em relação à segunda colocada geral na pesquisa, a Tupi FM 104.1.

A Mix segue com uma média de 155 mil ouvintes por minuto, contra 152 mil da Tupi FM. A segunda colocada no segmento jovem, a Metropolitana FM 98.5, possui uma média de 122 mil ouvintes por minuto, contra 108 mil da terceira colocada, a Jovem Pan 2 FM 100.9. A 89 FM 89.1 segue crescendo nas pesquisas, alcançando a expressiva marca de 99 mil ouvintes por minuto.

Um dos responsáveis pela façanha da Mix, o diretor Marcelo Braga, comenta o atual momento da emissora. ““Um produto muito acertado, sem erros; uma equipe diferenciada, com foco absoluto no resultado, tudo levado ao limite; e situações específicas, como um momento onde a música jovem tenha grande destaque nos movimentos cíclicos do mercado musical. Isso levou a Mix à liderança geral. Sendo realista, esta não é nossa posição “normal” e apenas com muito trabalho ela pode se manter por um prazo maior. O que vamos tentar desde já”, explica o diretor.

Há cerca de um ano, a Mix enfrentava uma fase “estranha” no ranking de audiência, sendo sua pior marca desde 2001, ocupando a terceira posição no segmento jovem, atrás da líder Jovem Pan 2 e da Metropolitana. Em outubro de 2006 a Mix recuperou a liderança em seu segmento, posição que a rádio também ocupou entre os anos de 2001 e 2004.

Já a situação da 89 FM era mais delicada. No mesmo período (outubro do ano passado) a emissora lutava para firmar a sua nova programação, após sofrer grandes mudanças em julho do mesmo ano, abandonando de vez a fase rock. Toda a equipe da rádio afirmava que o trabalho de fixar a nova grade da 89 seria a longo prazo. A emissora confirma tal previsão demonstrando um grande crescimento, chegando a recuperar os bons índices de audiência da melhor fase da antiga “89 A Rádio Rock” e agora superando essas marcas antigas.

Já a Metropolitana manteve seus índices em alta, chegando a liderar no público jovem durante um curto período em 2006. Hoje a rádio está firme na posição de concorrente direta à liderança da Mix, deixando a Jovem Pan 2 em terceiro lugar no segmento. As marcas obtidas pela Metropolitana em termos de audiência são históricas, sendo os melhores índices adquiridos pela rádio desde a sua estréia no dial paulistano.

A Jovem Pan 2 é a única das primeiras colocadas no segmento jovem que não comemora os índices atuais do ranking do Ibope. A cabeça da maior rede jovem do país chegou à liderança de seu segmento durante dois anos, impulsionada pelo grande sucesso do programa de humor Pânico. A rádio segue com bons índices de audiência na capital paulista e na maioria das áreas de atuação da Pan pelo Brasil, mas a emissora briga para retomar a liderança, mesmo com a ameaçada chamada “89” e os obstáculos Metropolitana e a líder Mix.

Curiosidade para o radionauta: Liderança geral em São Paulo para uma emissora jovem significa bons frutos em termos de expansão de rede pelo país. Essa é a tendência confirmada pela liderança da Transamérica nos anos 80 e também em 1993 (na época também dirigida por Marcelo Braga). A última a conseguir esse feito na capital paulista foi a Jovem Pan 2 em 1994. Resta esperar para saber se a Mix manterá essa história.

O “top 10” e seus números – FMs de São Paulo (dados da última pesquisa – Jun./agosto-2007)
(média/ouvintes por minuto)



Leia mais:
11.09 - Extra! Mix lidera em São Paulo


Por Daniel Starck – 13/09/2007
[email protected]





Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!






Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.