O mercado de rádio de São Paulo já está na expectativa de mais uma divulgação dos números de audiência nas faixas AM e FM, com base na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. Essa medição serve de termômetro do que é realizado pelas emissoras no ar, além da comprovação se determinados investimentos feitos pelas rádios participantes surtiram efeitos positivos ou negativos na audiência. Alguns cenários de disputa no FM chamam a atenção e contribuem para o aumento da expectativa. Acompanhe:
LIQUIDAÇÃO LOJA TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! TODOS os modelos em promoção! Clique aqui
Conforme noticiado recentemente pelo Tudo Rádio, uma das “brigas” que tem deixado a disputa por audiência mais “quente” em São Paulo ocorre justamente pela primeira colocação geral. A Tupi FM 104.1 é dona da liderança geral em alguns dos principais filtros da medição, contra a Nativa FM 95.3 é ocupa a primeira colocação em outros. Esse é um dos principais cenários de disputa do rádio brasileiro e essa situação vem se arrastando desde o segundo semestre de 2010. As duas FMs continuam com a “cartilha” de investimentos para fortalecer a audiência, planejamentos que passam desde ações promocionais, eventos, cuidados técnicos/artísticos e exposição de marca.
Outro cenário de disputa no FM paulistano também tem chamado a atenção. A proximidade entre algumas concorrentes diretas no segmento jovem/pop também aumenta a expectativa por parte do mercado e das rádios participantes da pesquisa. Nas últimas medições é possível perceber em praticamente todos os filtros a proximidade entre as concorrentes 89 FM 89.1, Metropolitana FM 98.5 e Jovem Pan 2 FM 100.9, fato que dificulta qualquer previsão referente ao desempenho dessas rádios no próximo resultado de audiência. Nas próximas medições ficará a expectativa de como a 89 FM vai reagir, já que desde o início desse mês a emissora não possui mais o “Fast” em seu nome fantasia.
Porém o próximo resultado dificilmente apontará mudanças drásticas quando o assunto é liderança por segmento. Com exceção da “batalha” travada pelas rádios Tupi FM e Nativa, o mercado de São Paulo não tem observado mudanças significativas nos desempenhos das rádios Mix FM 106.3 (líder no segmento jovem e líder no alcance máximo), Alpha FM 101.7 (líder nos segmento adulto-contemporâneo e na pesquisa “carros”) e Vida FM 96.5 (líder no segmento gospel). Nesses três casos as emissoras têm apresentado pequenas oscilações nas ultimas medições (com crescimentos e quedas pouco expressivas), mantendo sempre a margem de vantagem perante suas concorrentes diretas
Esse mesmo cenário de “tranquilidade” é visto nas primeiras posições do ranking AM da audiência de São Paulo, que desde 2011 não vê possibilidades de mudanças nas quatro primeiras colocações (ocupadas na ordem a seguir: Rádio Globo AM 1100, Rádio Capital AM 1040, Rádio Bandeirantes AM 840 e Jovem Pan AM 620).
A nova medição deverá ser divulgada ao mercado a partir da tarde de hoje (6). Em breve o Tudo Rádio dará mais detalhes sobre o panorama geral.
Logo abaixo você poderá acompanhar os destaques atuais da última medição geral de audiência:
Leia mais - Panorama: Nativa e Tupi travam disputa acirrada pela liderança em São Paulo
Leia mais - Alcance máximo: Mix FM segue líder geral nesse quesito, seguida pela Nativa em São Paulo
Leia mais - Panorama: Segmentação do meio segue em pauta nos bastidores
Leia mais - Audiência SP: Transcontinental cresce e se aproxima das líderes. Acirra disputa entre as jovens
GUIA TUDO RÁDIO: Veja e ouça aqui a lista de rádios sintonizadas em SÃO PAULO
Tags: