Durante o mês de junho desse ano a Band FM 96.1 completou quatro anos atuando com uma programação “popular”. Em 2008 a 96.1 FM da capital paulista passou por uma nova reestruturação após uma breve “aventura” pelo segmento jovem/pop, trabalhos que deslocaram a Band FM para posições mais modestas no ranking de audiência aferido pelo Instituto Ibope. Nesses quatro anos as alterações e readaptação feitas na grade da Band FM em São Paulo reposicionaram a 96.1 FM entre os canais mais sintonizados da capital paulista. Acompanhe em detalhes essa parte da trajetória da Band FM.
LIQUIDAÇÃO LOJA TUDO RÁDIO
Vista o "rádio"! TODOS os modelos em promoção! Clique aqui
Em 2007 a Band FM passou por um processo de mudança de gênero feito em várias etapas, planejamento adotado apenas pela 96.1 FM de São Paulo. A rede nacional da Band FM foi blindada dessa tentativa de posicionar a emissora no mercado de rádio jovem, mantendo as afiliadas no chamado “segmento popular/eclético”. Já a FM de São Paulo se “aventurou” no segmento jovem paulistano, porém a mudança no perfil da rádio a colocou atrás de suas novas concorrentes, rádios como Mix FM 106.3, 89 FM 89.1, Jovem Pan 2 FM 100.9 e Metropolitana FM 98.5.
A forte concorrência no segmento jovem/pop de São Paulo fez com que a Band FM enfrentasse mais um processo de reposicionamento da estação no mercado paulistano, fato ocorrido em junho de 2008. Na ocasião a 96.1 FM não teve uma mudança gradual de “jovem” para “popular” como a ocorrida em 2007 quando fez o processo inverso. A mudança foi imediata e emergencial, na tentativa de resgatar parte da audiência que posicionava a rádio nas primeiras colocações em medições do Instituto Ibope feitas antes de 2007. Foi nesse período de “tentativas” que a Band FM teve sua marca alterada para o logotipo utilizado até hoje e também a criação da rede nacional da Nativa FM 95.3 (rádio que como a Band FM é controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação).
Após a nova mudança ocorrida em junho de 2008 a Band FM foi aos poucos reconquistando a audiência perdida entre 2006 e 2007, subindo gradativamente no ranking geral de audiência medido pelo Instituto Ibope. As reações mais significativas da Band FM ocorreram no ano passado, quando a 96.1 FM assumiu a quarta colocação geral de audiência em São Paulo após meses de disputa com a Gazeta FM 88.1 (concorrente direta) e a Mix FM (no ranking geral). No final de 2011 a rádio chegou a “beliscar” a terceira colocação geral no ranking do Instituto Ibope e segue na disputa pelas primeiras colocações.
Os resultados positivos obtidos desde 2010 também influenciaram a rede, emissoras que foram “blindadas” da mudança ocorrida em 2007, mas participaram da reformulação iniciada em 2008. Algumas afiliadas registraram melhoras em seus índices de audiência, com destaque para a liderança geral da Band FM 96.1 de Florianópolis (dados do Instituto Ibope). O “reposicionamento” também influenciou numa nova expansão da rede, rádio que chegou a Bauru, Foz do Iguaçu, região de Joinville, região de Dourados, entre outras cidades.
Clique aqui para ouvir ao vivo a BAND FM através do Tudo Rádio
Leia mais - Band FM vira “rádio repelente” e ação é premiada em Cannes
Leia mais - Exclusivo: Band FM retoma programação popular
Veja aqui a lista de rádios em FM sintonizadas em SÃO PAULO
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: