A Nova Brasil FM 103.7 de Campinas teve sua área de cobertura reduzida. A rádio está com dificuldades para ser sintonizada em Jundiaí e arredores devido a presença de uma emissora clandestina em 103.7 FM, mesmo canal ocupado pela FM campineira. Essa informação foi relatada pelo site Radiocamp.org e é mais um exemplo do problema de interferências existente no espectro radiofônico dessa região do interior paulista. A Nova Brasil também possui uma cobertura parcial na região através do sinal da Nova Brasil FM 89.7 de São Paulo, matriz da rede de programação adulta.
Segundo informações locais as interferências são causadas por uma rádio pirata que ocupa os 103.7 FM nos arredores de Jundiaí, criando sombras no sinal da Nova Brasil de Campinas. A sede do município em questão está a 31km em linha reta da torre da 103.7 FM de Campinas, fato que deveria garantir uma sintonia de qualidade local devido a distância e também às características técnicas da Nova Brasil campineira. Já a 89.7 FM de São Paulo também não está distante dessa região (localizada cerca de 47km de Jundiaí), mas também enfrenta problemas de interferências de piratas.
Interferências no sinal FM causadas por rádios piratas não é algo exclusivo na transmissão da Nova Brasil em Jundiaí. Grande parte das FMs de São Paulo sofre para cobrir essa região do interior paulista devido à proximidade de estações clandestinas no espectro local. Boa parte dessas FMs piratas opera com potências consideráveis (que amplia a cobertura dessas estações), além de áudios distorcidos e interferências em vários outros canais devido a utilização de transmissores desregulados. O fato foi destacado pelo Radiocamp.org e ouvintes locais por se tratar de uma rádio de Campinas (estações que geralmente possuem cobertura de sinal local em Jundiaí).
Proximidade não garante a qualidade
Jundiaí é um importante centro populacional e econômico localizado entre São Paulo e Campinas. Sua população é “inchada” quando considerada as cidades do entorno, como Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Louveira, Vinhedo, entre outras. As proximidades com São Paulo e Campinas não tem garantido uma cobertura de sinal local a boa em Jundiaí (e arredores) por parte das FMs paulistanas e campineiras. A grande concentração de estações clandestinas tem dificultado de forma considerável o trabalho dessas rádios na região, fato que também pode ser notado por quem trafega pelas rodovias Anhanguera e dos Bandeirantes.
Clique no "link" a seguir para ver a lista de emissoras sintonizadas em Jundiaí.
Com informações do portal Radiocamp.org
Tags:
Nova Brasil, Pirataria, Jundiaí, Interferências