Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 04 de Julho de 2012 @ 15:38

Emissora sergipana vence Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria rádio

Aracaju – Rádio Liberdade foi a vencedora da quarta edição do prêmio

Publicidade

O Sebrae promoveu na noite desta terça-feira a cerimônia de premiação da 4ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Cinco rádios disputaram o prêmio e a vencedora foi a Liberdade AM 930 de Aracaju – emissora afiliada à Rede Bandeirantes -, com uma reportagem sobre as catadoras de Mangaba de Sergipe. A mangaba é, por decreto, símbolo do estado.

Além da Liberdade AM, também disputaram a final a Rádio Câmara FM 96.9 de Brasília, com a matéria “Empreender e conviver - negócios e mercado de trabalho para pessoas com deficiência”, a Palmas FM 96.1 de Palmas, com “Pneu Velho - Fonte de Negócio e Sustentabilidade”, a Rádio Globo AM 870 de Linhares, no Espírito Santo, com a reportagem “Pescando esperança” e a CBN FM 95.5 de Maringá, que concorreu com a matéria Sustentabilidade por mil fios.

A matéria da rádio vencedora do prêmio relata a história das catadoras do fruto que descobriram no associativismo um meio para ampliar a renda e lutar pela preservação da cultura. Esses ingredientes, temperados com o canto característico das mulheres que vendem a fruta em Sergipe, deram sabor especial à reportagem sobre a história das catadoras, contada por Juliana Almeida.

Na reportagem, o depoimento da presidente da Ascamai, Alicia Santana, exemplifica a importância da iniciativa. “Antes, o quilo da polpa da mangaba era vendido no máximo por R$ 5,00. Hoje, com um quilo do fruto, são produzidos 200 bombons que rendem R$ 200,00”. Para Juliana, as catadoras também fizeram do movimento um front de luta pela preservação das mangabeiras que estão sendo reduzidas na região por causa da “expansão imobiliária, da monocultura e do veneno derramado pelos tanques de criação de camarões”. Elas lutam pela criação de uma reserva extrativista que possibilite a preservação da mangabeira e da tradicional cata do fruto.

A reportagem aborda também a história de Josefina dos Santos, que conta a emoção de entrar num estúdio de gravação, do nervosismo que experimentou na primeira vez que sentou numa sala de cinema, quando foi assistir ao vídeo-documentário, e do orgulho que sentiu ao ver o trabalho aplaudido. “Eu não tenho vergonha de ser o que sou, catadora de mangaba, porque minha mãe criou a gente catando mangaba e, hoje, a maioria das coisas que eu dou para minhas filhas vem do dinheiro da mangaba”, resume.

Colaboração Gisele Sotto, do Portal Imprensa


A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Prêmio Sebrae, Jornalismo, CBN, Liberdade, Câmara, Rádio Globo

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.