Sexta-Feira, 06 de Julho de 2012 @ 14:05
São Luiz – Emissora chegou recentemente à capital alagoana
O presidente do Senado, José Sarney, assinou na tarde desta quarta-feira um acordo de cooperação técnica com a Assembleia Legislativa do Maranhão. O acordo prevê a implantação da TV e da Rádio Senado em São Luís, capital do estado, e também vai permitir a criação da TV Assembleia em sinal aberto, por meio de uma subcanalização digital. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também participou da assinatura do protocolo de intenções.
Segundo prevê o acordo, o Senado vai colocar à disposição do Legislativo do Maranhão os equipamentos necessários à retransmissão local do sinal da TV Senado. A assembleia vai providenciar o custeio da estação, enquanto a EBC vai ceder o espaço para a instalação dos equipamentos. A mesma situação vai ocorrer com a Rádio Senado.
O presidente Sarney lembrou que a TV Senado está presente em dez capitais brasileiras e a intenção é chegar a todos os estados. De acordo com Sarney, a ampliação da TV tem o objetivo de cada vez mais informar o povo brasileiro sobre o que ocorre no Congresso Nacional. Por meio da TV, acrescentou o presidente, a população pode acompanhar os debates dos “grandes temas nacionais”. “A ampliação da TV Senado colabora com a conscientização política do povo e com a valorização do Legislativo”, declarou Sarney.
O presidente da EBC, Nelson Breve, disse que o acordo foi fruto de um árduo trabalho. Ele disse que esse pode ser o primeiro passo em direção a uma rede pública de TV de alcance nacional e informou que, em breve, será apresentado à Presidência da República um projeto que trata de um operador de rede que contemple todos os poderes e em todos os níveis. “Este acordo é um passo decisivo na construção de um projeto muito importante para o país”, declarou Nelson Breve.
A cerimônia também foi acompanhada pelo senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) e pelo secretário de Comunicação Social do Senado, Fernando César Mesquita. Ele explicou que o acordo de agora substitui o assinado em dezembro do ano passado, que teve de ser refeito por conta de ajustes jurídicos. O acordo anterior também não contemplava a presença da EBC.
A região de Teresina, capital do Piauí, passou a receber a programação da Rádio Senado no final do mês passado. A solenidade de inauguração da emissora contou com presença de vários senadores, inclusive do presidente do Congresso, José Sarney. A rádio será aberta na frequência FM 104.5, em parceria com a Assembleia Legislativa do Piauí, através da Rádio Assembleia FM 98.3.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.