Mais uma curiosidade envolvendo o mercado de rádio do interior de São Paulo e o tema “rádio pirata”. O portal Radiocamp.org destacou três FMs clandestinas que atuam em Campinas e já são conhecidas há algum tempo pela audiência local. Uma dessas estações também foi responsável por atrapalhar a trajetória da Mix FM na região, na primeira passagem da rede paulista pela região de Campinas. São estações piratas que possuem alcances regionais, com cobertura de sinal em mercados como Jundiaí, Indaiatuba, Itatiba, Americana, entre outros. Acompanhe:
Uma das rádios piratas mais lembradas é a 97.7 FM de Campinas, estação que há anos opera na cidade e possuí alcance em municípios vizinhos. Essa emissora também foi responsável por ofuscar os trabalhos da primeira afiliada da Mix FM na região, a antiga Mix FM 97.5 que operou entre 2003 e 2009. Com a presença do sinal da 97.7 FM clandestina em um canal adjacente, a Mix FM não conseguiu cobertura de sinal local em vários pontos importantes de Campinas, levando também em consideração que a torre da 97.5 FM está até hoje localizada em Itupeva (Grande Campinas). A torre fora e a presença da 97.7 impediram os trabalhos da Mix nesse canal, rádio que desde 2010 opera em 101.1 FM através de uma estação própria da rede.
A 97.7 FM não teve em seu “currículo” apenas os transtornos a 97.5 FM de Itupeva (rádio que está no ar de forma local e com programação jovem). Essa emissora também impede os avanços da Energia 97 FM 97.7 de São Paulo entre Jundiaí e Campinas, impossibilitando qualquer chance de sintonia do sinal da FM paulistana nessa área. Um caso parecido ocorre com outra rádio clandestina, a 103.3 FM, estação que há anos opera em Campinas, possui um alcance de sinal considerável e atrapalha o avanço regional da Cultura FM 103.3 de São Paulo, emissora que opera legalmente no mesmo canal da pirata campineira.
O Radiocamp.org também destacou outra estação clandestina, a 107.1 FM, considerada “a mais potente” entre os destaques da pirataria campineira. Segundo relatos locais a FM possui um desempenho de alcance regional superior à de rádios legalizadas como a BandNews FM 106.7 e a Educativa FM 101.9, ambas de Campinas. A 107.1 FM pirata chega a incomodar a Imaculada Conceição FM 107.1 na região de Atibaia, além de atrapalhar rádios como Cabocla FM 107.3 de Artur Nogueira e Limeira FM 106.9 de Limeira no norte da Grande Campinas.
Recentemente foi destacada a presença de uma pirata em 103.7 FM na região de Jundiaí que tem atrapalhado a sintonia de ouvintes que desejam captar o sinal da Nova Brasil FM 103.7 de Campinas nessa área entre o mercado campineiro e a capital paulista. Esse eixo do estado de São Paulo é um dos locais da América Latina com mais FMs legalizadas ocupando o espectro radiofônico, rádios que convivem também com um elevado número de estações clandestinas operando no dial FM local.
Com informações do Radiocamp.org
Tags:
Pirataria, FM, Campinas, Energia 97, Mix FM