Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 10 de Julho de 2012 @ 15:48

Pirataria | Rádio “boliviana” que interfere na Transcontinental acaba de ser fechada em São Paulo

São Paulo – Emissora clandestina transmitia em 104.5 FM a partir da Vila Medeiros, próximo à divisa com Guarulhos

Publicidade

Mais um plantão do Tudo Rádio.com. Autoridades e equipes do C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências) acabam de realizar o fechamento de mais uma emissora pirata que operava a partir da capital paulista. A ação foi realizada por volta das 15h20 de hoje, 10 de julho, na Vila Medeiros (bairro da Zona Norte de São Paulo, próximo à divisa com Guarulhos). A emissora clandestina em questão operava em 104.5 FM e interferia no sinal da Transcontinental FM 104.7 na região, emissora que hoje é líder geral de audiência segundo informações do Instituto Ibope.

A emissora foi localizada pelo C.I.P.I. na Vila Medeiros, mais precisamente na Rua Itamonte, altura do número 2000. Foi realizada uma ação com autoridades competentes para efetivar o fechamento dessa estação clandestina que operava em 104.5 FM. A partir desse canal a FM pirata interferia nos sinais das rádios Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes e Dumont FM 104.3 de Jundiaí, ambas autorizadas a operarem em seus respectivos canais e também com cobertura de sinal local essa área da capital paulista. Com a pirata operando em 104.5 os ouvintes tinham dificuldades em sintonizar essas duas estações comerciais.
 
Outro detalhe curioso referente à emissora clandestina é que a rádio era popularmente conhecida como “emissora boliviana”, por transmitir uma programação em língua espanhola destinada aos bolivianos que residem em São Paulo e arredores. Existem outras emissoras que transmitem em outras línguas a partir da capital paulista, com destaque para a região central da cidade. 
 
O sistema de transmissão da estação pirata era precário, com equipamentos mais antigos, com destaque para o estúdio da 104.5 FM. Porém a torre de transmissão da emissora clandestina é alta, estando numa altitude média de 740 metros. Era possível sintonizar a 104.5 FM em Guarulhos, além de boa parte da extensão urbana da Rodovia Fernão Dias. 
 
Em breve mais informações sobre o espectro de rádio FM de São Paulo e região.
 
Veja mais notícias sobre esse tema e saiba mais sobre o C.I.P.I. clicando aqui.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Pirataria, FM, Transcontinental, Dumont

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.