Mais um plantão do Tudo Rádio.com. Autoridades e equipes do C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências) acabam de realizar o fechamento de mais uma emissora pirata que operava a partir da capital paulista. A ação foi realizada por volta das 15h20 de hoje, 10 de julho, na Vila Medeiros (bairro da Zona Norte de São Paulo, próximo à divisa com Guarulhos). A emissora clandestina em questão operava em 104.5 FM e interferia no sinal da Transcontinental FM 104.7 na região, emissora que hoje é líder geral de audiência segundo informações do Instituto Ibope.
A emissora foi localizada pelo C.I.P.I. na Vila Medeiros, mais precisamente na Rua Itamonte, altura do número 2000. Foi realizada uma ação com autoridades competentes para efetivar o fechamento dessa estação clandestina que operava em 104.5 FM. A partir desse canal a FM pirata interferia nos sinais das rádios Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes e Dumont FM 104.3 de Jundiaí, ambas autorizadas a operarem em seus respectivos canais e também com cobertura de sinal local essa área da capital paulista. Com a pirata operando em 104.5 os ouvintes tinham dificuldades em sintonizar essas duas estações comerciais.
Outro detalhe curioso referente à emissora clandestina é que a rádio era popularmente conhecida como “emissora boliviana”, por transmitir uma programação em língua espanhola destinada aos bolivianos que residem em São Paulo e arredores. Existem outras emissoras que transmitem em outras línguas a partir da capital paulista, com destaque para a região central da cidade.
O sistema de transmissão da estação pirata era precário, com equipamentos mais antigos, com destaque para o estúdio da 104.5 FM. Porém a torre de transmissão da emissora clandestina é alta, estando numa altitude média de 740 metros. Era possível sintonizar a 104.5 FM em Guarulhos, além de boa parte da extensão urbana da Rodovia Fernão Dias.
Em breve mais informações sobre o espectro de rádio FM de São Paulo e região.
Veja mais notícias sobre esse tema e saiba mais sobre o C.I.P.I.
clicando aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Pirataria, FM, Transcontinental, Dumont