Quarta-Feira, 11 de Julho de 2012 @ 16:56
São Paulo – Emissora tem programação dedicada à música clássica
A rádio Cultura FM 103.3 de São Paulo comemora 35 anos em operação na capital paulista. A emissora entrou no ar em 11 de julho de 1977, com uma programação dedicada à música de concerto. Nos primeiros anos a emissora foi dirigida por Sérgio Viotti, que estabeleceu um estilo de programação e apresentação nos moldes das grandes emissoras públicas da Europa, em especial a BBC.
Nos anos 80, a Cultura FM passou a contar com nomes respeitados da cena musical da cidade, como o maestro Walter Lourenção, o pianista Gilberto Tinetti, o compositor e pianista Amaral Vieira e o maestro Júlio Medaglia, que desde então apresentam programas na emissora. Na última década, outras vozes de várias especialidades da música paulista passaram a colaborar com a Cultura FM de maneira contínua, como a maestrina Naomi Munakata, o maestro João Maurício Galindo, o violista Marcelo Jaffé, o compositor Arrigo Barnabé e crítico João Marcos Coelho. Ao longo de sua história, a emissora vem apresentando séries idealizadas e apresentadas por importantes músicos e pesquisadores do Brasil e do mundo, entre eles o alemão Hans-Joachim Koellreutter.
Em 2011, a Rádio Cultura FM estreou Ideias Musicais, com a finalidade de ampliar a discussão da música sob o ponto de vista de pesquisadores e músicos das mais diferentes correntes e formações. São séries de 13 episódios, veiculadas de segunda a sexta-feira, que levam informação qualificada aos ouvintes da única emissora de música clássica do Estado de São Paulo.
Ao longo de seus 35 anos, a Cultura FM foi pioneira em várias áreas. Em 1983, por exemplo, foi a primeira a transmitir programas com músicas gravadas em Compact Disc. Foi também a primeira emissora do país a ter um Guia Mensal de Programação (em 1989), hoje à disposição pela internet.
Em termos de intercâmbio internacional, a Rádio Cultura FM grava desde 1984 grandes grupos, transmite há mais de uma década a temporada de ópera do Metropolitan Opera House, de Nova York. Em 2007, a emissora acompanhou a temporada europeia da OSESP, culminando com a transmissão do vivo do concerto da orquestra em Viena. Em março de 2012, a Cultura FM transmitiu ao vivo o Music Nation, 25 horas com recitais e concertos diretamente do Reino Unido, numa parceria inédita na América do Sul com a BBC de Londres.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.