Sexta-Feira, 13 de Julho de 2012 @ 15:33
São Paulo – Maiorias das emissoras AMs tiveram queda no último resultado de pesquisa do Ibope na capital paulista
Divulgado o mais recente panorama comercial da audiência AM de São Paulo, considerado o principal mercado do país e um dos mais importantes da América Latina. Os dados são do Instituto Ibope e foram publicados pelo site Bastidores do Rádio, que usa a medição comercial (06h-19h, segunda a sexta, todos os locais) para mostrar a evolução das rádios AMs no mercado paulistano. Acompanhe o panorama válido pelo trimestre abril a junho, dados confrontados com os números do último trimestre (março a maio):
O mercado de rádio AM da capital paulista apontou uma queda em quase todas as emissoras na média de ouvintes por minuto na medição comercial. A líder geral Rádio Globo AM 1100 apresentou a maior queda em números absolutos do ranking, e viu a diferença para a segunda colocada, a Capital AM 1040, diminuir de forma considerável nesse filtro de pesquisa do Instituto Ibope.
A Capital AM foi uma das únicas rádios que apresentou crescimento neste último relatório divulgado pelo Ibope. A emissora superou a marca dos 100 mil ouvintes por minutos e viu uma aproximação maior da líder. Além disso, a rádio se consolidou ainda mais na segunda colocação, já que suas concorrentes também apresentaram queda em seus números.
Na sequência do ranking estão a Bandeirantes AM 840, líder entre as jornalísticas mais “segmentadas” e a Jovem Pan AM 620. Ambas mantiveram as posições da pesquisa anterior e também apresentaram redução em seus números na comparação com a pesquisa anterior. A quinta colocação geral segue com a Iguatemi AM 1370, rádio que apresentou uma ligeira queda na média de ouvintes por minuto na medição comercial.
Com a queda, a Iguatemi passa a sofrer pressão da Record AM 1000, que também caiu, porém, recuperou a sexta posição, se aproximando da Iguatemi pela disputa ao quinto lugar. A sétima posição passou para a 9 de Julho AM 1600, seguida da CBN AM 780, que está em oitavo, e a Super Rádio Tupi AM 1150 e Rede Boa Nova de Rádio AM 1450, que entrou no Top 10 do ranking comercial do mercado AM de São Paulo.
Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.