A Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa tem despontado nos últimos dois anos como um dos principais destaques da radiodifusão paranaense devido a sua expansão por diferentes regiões do Paraná. A emissora tem como pontos principais as condições técnicas das estações integrantes de sua rede estadual, todas com boa qualidade de processamento de áudio, sistema RDS, além de amplas áreas de coberturas de sinal. Quem trafega pelos principais eixos rodoviários do estado tem a cobertura da Rádio T em praticamente todo o percurso, com destaque para as rotas entre Curitiba e Londrina, além de Curitiba e Maringá. Acompanhe:
Com onze emissoras instaladas e operando em diferentes regiões do estado, a Rádio T já cobre com facilidade mais de 80% do território paranaense. Independente da estação sintonizada o ouvinte tem a sua disposição o mesmo processamento de áudio (que já dá auxilia na identificação quase que imediata da estação por parte de quem a sintoniza) e mensagens uniformes no sistema RDS (de transmissão de texto para os receptores de ouvintes que dispõe dessa tecnologia), trocando apenas o nome da cidade e a frequência. Em todos esses sistemas é transmitido o nome do programa que está no ar e o nome da música/interprete.
A cobertura da Rádio T foi “inchada” com o retorno das operações da emissora em Curitiba através da Rádio T FM 104.9, responsável por cobrir a capital do estado e a região metropolitana (somando mais 3 milhões de população coberta apenas pela 104.9 FM, sendo que o Paraná possui cerca de 10,4 milhões de habitantes segundo o Censo 2010 do IBGE). Recentemente a rádio também obteve um reforço com a inauguração da Rádio T FM 93.1 de Cascavel, estação que está entre uma das FMs mais abrangentes do interior do estado e também é responsável por cobrir a quinta cidade em número de habitantes no estado (antiga Verdes Campos FM, rádio que na década de 90 foi afiliada da Rede Transamérica).
Por enquanto as “falhas” na cobertura da Rádio T são as ausências de sinais de qualidade comercial nos mercados de Londrina e Maringá, principais pólos populacionais do interior paranaense, cobertos de forma parcial pela rede. Nesse caso a vantagem de cobertura de sinal de forma local nos maiores mercados paranaense por uma rádio comercial é da rede paulista Jovem Pan FM que possui afiliadas nos 6 principais centros do Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu), seguida pela Massa FM que cobre 4 desses 6 maiores municípios do estado (Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel). Porém a Rádio T já anuncia inaugurações em mais cinco mercados, com destaque para o litoral paranaense.
A programação da Rádio T é popular/eclética, tendo como focos a interação com ouvintes através de mensagens de texto (com destaque para o registro no ar das cidades de origem de cada participação, como uma forma de integração entre os municípios e ouvintes cobertos pelas emissoras da rede paranaense) e programas temáticos.
Atualmente a Rádio T conta com as seguintes emissoras e cobertura:
Rádio T FM 104.9 de Curitiba
Responsável por cobrir a Grande Curitiba
Rádio T FM 99.9 de Ponta Grossa
Cobertura na região conhecida como Campos Gerais
Rádio T FM 93.1 de Cascavel
Cobre Cascavel e parte do oeste e sudoeste do Paraná
Rádio T FM 100.9 de Guarapuava
Sinal na região de Guarapuava, parte dos Campos Gerais, Sudoeste Paranaense e Centro/Sul do Paraná
Rádio T FM 98.5 de Campo Mourão
Regiões de Campo Mourão, Cianorte e Maringá
Rádio T FM 97.3 de Telêmaco Borba
Cobre parte dos Campos Gerais e centro paranaense
Rádio T FM 97.5 de Andirá
Norte pioneiro do Paraná, arredores de Londrina, além dos centros paulistas de Ourinhos e Assis
Rádio T FM 88.7 de Faxinal
Centro-norte do Paraná, regiões de Apucarana, Arapongas e Londrina
Rádio T FM 107.5 de Mamborê
Cobertura no eixo Cascavel-Campo Mourão, além dos arredores de Umuarama e Maringá
Rádio T FM 88.1 de Paranacity
Cobre áreas ao norte de Maringá, regiões de Paranavaí e extremo norte do estado, além de alcançar parte do território paulista
Rádio T FM 88.7 de Brasilândia
Regiões de Umuarama, Palotina e Guairá (divisa com o Paraguai)
A rede ainda anuncia estréias em Matinhos (litoral do Paraná), Palmeira (Campos Gerais), Catanduvas (próximo a Cascavel), Missal (região de Foz do Iguaçu) e Matelândia (eixo Cascavel-Foz).
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio T, Paraná, Curitiba, cobertura, RDS