Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 25 de Julho de 2012 @ 14:02

Entidade internacional atualiza parâmetros técnicos do plano de canalização do Rádio AM

Brasília - Estudo será conduzido pelo grupo responsável por tratar dos assuntos técnicos relacionados à radiodifusão

Publicidade

A modernização do plano de canalização das faixas de rádio AM nos países do continente americano será um dos importantes trabalhos que a Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel) desenvolverá nos próximos anos. A medida foi aprovada na última reunião da Comissão Técnica Permanente II (CCP2), realizada no começo deste mês, na Colômbia.

A primeira parte do plano foi aprovada em 1981, e a segunda parte em 1988. Desde então não sofreu alterações.  O documento trata basicamente de requisitos técnicos para a distribuição e uso dos canais nas faixas que vão de 535 a 1605 kHz e de 1605 a 1705 kHz.  São parâmetros como níveis de potência, tipos de antenas e o uso das radiofrequências em regiões de fronteira, por exemplo. O estudo da Citel será conduzido pelo grupo responsável por tratar dos assuntos técnicos relacionados à radiodifusão no âmbito da CCP II, e deverá ser submetido, posteriormente, à União Internacional de Telecomunicações (UIT).

Nesta entrevista, o diretor de Planejamento e Uso do Espectro da Abert, Paulo Ricardo Balduíno, explica que o estudo identificará os parâmetros que necessitam de atualização. Ele também fala sobre outros pontos importantes para o setor discutidos durante a reunião. Dentre eles, o reconhecimento de que a faixa de 3.4 a 3.6 GHz não está entre as identificadas pela UIT para a banda larga móvel, e a reafirmação da importância da faixa de 700 MHz para a radiodifusão brasileira.

Segundo a entrevista, o diretor disse que o primeiro objetivo do CCP2 foi  iniciar a estruturação da preparação para a próxima conferência da UIT em 2015 e também a definição da pauta da próxima reunião da CCPII, a ser realizada no México, em outubro deste ano. Ele explicou também que foi feita a primeira distribuição dos trabalhos entre os países-membros da Citel.

Balduíno ressaltou que o mais importante disso é saber o país que se responsabilizará por cada item da pauta, porque essas escolhas impactam os resultados.  Outro evento importante foi a reunião do grupo ad hoc que trata de dividendo digital.

Entre as principais decisões tomadas no grupo de radiodifusão, uma é que o superintendente de Comunicação de Massa da Anatel, Marconi Maia, assumiu a vice-presidência do grupo. Outra decisão importante foi que Maia deu todo o suporte para a criação de uma relatoria para estudar a atualização e a modernização do plano de AM adotados na Região 2,  Américas, nas conferências do Rio de Janeiro, em 1981 e 1988. “É uma decisão que já deveria ter sido tomada no âmbito da Citel há muito tempo, mas Marconi deu agilidade  a essa discussão e aprovou a relatoria”, enfatizou Balduíno.

Assessoria de Comunicação da Abert

Tags: Rádio AM, Citel, Abert, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2025 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.