Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 31 de Julho de 2012 @ 10:22

Clube FM realiza investimentos para resolver problemas de interferências piratas no Distrito Federal

Brasília – Rádio fechou acordo com o C.I.P.I. na tentativa de “limpar” as frequências adjacentes que estão ocupadas por rádios clandestinas

Publicidade

A Clube FM 105.5 de Brasília, emissora controlada pelo grupo Diário Associados, fechou acordo com o C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências) para tentar resolver os problemas de interferências de rádios piratas em canais próximos à frequência utilizada pela rádio brasiliense. Em mercados onde há a prática de transmissão clandestina em FM é comum que essas estações piratas se “alojem” próximas aos canais de maior audiência, como é o caso da Clube FM no Distrito Federal. O C.I.P.I. também atende outras rádios de São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, entre outros locais.

As interferências de rádios clandestinas que atuam em 105.1 FM, 105.3 FM, 105.7 FM e 105.9 FM tem gerado sombras no sinal da Clube FM em alguns setores do Distrito Federal, à exemplo do que ocorre com as principais estações de rádio de São Paulo. Mesmo com o investimento realizado em transmissão entre 2010 e 2011, a Clube FM tem sua cobertura prejudicada por FMs irregulares e desreguladas que atuam em áreas populosas do Distrito Federal, situação que também incomoda outras estações brasilienses. O C.I.P.I. inaugurou um centro em Brasília para iniciar os trabalhos na capital do país, tendo a frequência 105.5 FM da Clube como foco inicial das operações. A rádio também contratou uma assessoria para estudar sua cobertura.
 
Outras estações importantes de São Paulo como a Mix FM 106.3, Nova Brasil FM 89.7, Vida FM 96.5, 105 FM 105.1 de Jundiaí, Transcontinental FM 104.7 de Mogi das Cruzes, utilizam esse mesmo serviço “anti-pirataria” no dial. Na maioria dos casos são estações que possuem hoje um desempenho significativo no ranking de audiência medido pelo Instituto Ibope, sendo alvos de transmissões piratas através de canais adjacentes às frequências utilizadas por essas estações. Com o auxilio do C.I.P.I. essas FMs tem diminuído consideravelmente o número de rádios clandestinas próximas à elas, sendo a intenção da Clube em Brasília.
 
A Clube FM também anuncia a realização de investimentos em ações, além dos trabalhos na área técnica da estação. Em agosto a FM realizará mais uma edição do “Encontro Marcado”, agora com o cantor Luan Santana, além da ação “Clube Vip com Fernando e Sorocaba”, com um show exclusivo da dupla para os ouvintes premiados. A rádio também possui outras promoções ativas em seu planejamento, além das ações padrões de rua que ocorrem diariamente no Distrito Federal.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Clube FM, Brasília, CIPI, Pirataria, Clandestinas, interferências

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.