Quarta-Feira, 08 de Agosto de 2012 @ 11:58
São Paulo – Tupi FM e Band FM também oscilam positivamente na partilha de mercado
Conforme noticiado na manhã de hoje, 8 de agosto, pelo Tudo Rádio o mercado de rádio FM de São Paulo apresentou uma oscilação positiva em comparação com a medição divulgada no mês passado. No “share” (que mede em porcentagem a participação de cada rádio em relação ao total da audiência computada no meio FM – no 05h-00h, todos os dias e locais) algumas emissoras apresentaram crescimentos significativos na participação, com destaque para três FMs que estão entre as 10 primeiras colocadas. Acompanhe o panorama:
A 89 FM 89.1, atual vice-líder no segmento jovem/pop, foi a emissora que mais oscilou positivamente na medição de audiência (na comparação com as dez primeiras colocadas do ranking geral). Com o crescimento obtido na pesquisa atual a 89.1 FM viu sua participação no mercado paulistano aumentar em 6% no 05h-00h (todos os dias) e 10% na chamada pesquisa comercial (06h-19h, segunda à sexta), com base na comparação entre a atual medição e a passada. Isso auxiliou a 89 a se distanciar de concorrentes diretas como Jovem Pan FM 100.9 e Metropolitana FM 98.5 (que estão tecnicamente empatadas no share, porém no absoluto a vantagem é agora da 100.9 FM).
Também foram expressivas as evoluções apresentadas nas participações da Tupi FM 104.1 (segunda que mais evoluiu nas comparações percentuais entre as dez primeiras colocadas) e Band FM 96.1 (com uma evolução próxima do percentual obtido pela Tupi). A Transcontinental FM 104.7, atual líder geral nos principais períodos da medição, não viu mudanças significativas no seu índice de participação de mercado, apresentando uma marca estável na pesquisa. Na média de ouvintes por minuto, conforme destacado ainda hoje pelo Tudo Rádio, a 104.7 FM obteve uma elevação em sua marca, assim como outras rádios da pesquisa que não viram mudanças expressivas no share.
Importante: o “share” serve como um importante termômetro das rádios perante o próprio mercado FM. Ele não revela o total de ouvintes (ou a média) de uma emissora e é uma forma de medição que acompanha as demais análises feitas pelo Instituto Ibope. Uma determinada rádio pode apresentar crescimento no número de ouvintes e uma queda no share, situação influenciada por uma elevação superior no índice de outra rádio participante da medição (independente do segmento de atuação das rádios envolvidas). A palavra inglesa “share” significa partilhar, compartilhar.
A pesquisa “share” usada nessa análise é com base no filtro 05h-00h, todos os dias e locais.
Clique aqui e veja o panorama geral em números de ouvintes do ranking de audiência FM de São Paulo
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.