Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 15 de Agosto de 2012 @ 15:31

Extra: Ministério cria conselho consultivo da rádio digital. Padrão europeu está em testes em quatro capitais

Brasília - Objetivo é assessorar o ministério na escolha do padrão do serviço para o país

Publicidade

Foi publicado pelo site Telesíntese que o Ministério das Comunicações vai criar o Conselho Consultivo da Rádio Digital com o objetivo de prestar assessoria na implantação do sistema digital de rádio do país. O grupo terá como integrantes participantes que representam o governo (Senado Federal e Câmara dos Deputados), além de entidades da radiodifusão e da indústria. Ao final dos trabalhos, o conselho deve entregar um relatório final com recomendações ao “MiniCom””, todas aprovadas por maioria absoluta. 

Mesmo com a criação do conselho ainda não há prazo previsto para conclusão dos trabalhos. Desde a gestão federal anterior são realizados testes no Brasil para a escolha de um padrão de rádio digital, porém essa definição ainda não saiu. Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio o MiniCom testou diferentes padrões para ver qual atende melhor as necessidades do setor brasileiro. O ministério quer garantir que o sinal funcione bem em várias condições de relevo e população, além de garantir um baixo custo para os ouvintes ao adquirirem seus receptores.
 
Visando as condições de relevo e população o Minicom implantou o sistema europeu – o DRM - em quatro cidades bem diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. As análises são feitas para as faixas de AM e FM, incluindo as de curto alcance, como é o caso das rádios comunitárias. Faltam ainda testes dos sistemas norte-americano (IBOC) e japonês.
 
Integrantes
 
Por parte do governo, integrarão o novo conselho representantes do Ministério das Comunicações; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Agência Nacional de Telecomunicações; da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados; e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal.
 
Pelos radiodifusores, participarão os representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert); da Associação Brasileira de Radiodifusão, Tecnologia e Telecomunicações (Abratel); da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra); da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço); da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc); da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub); e da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral).
 
E pela indústria, foram convidados representantes da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros); da Associação Brasileira da Indústria da Radiodifusão (Abird); e da  Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
 
Com informações do portal Telesíntese
Tags: Rádio Digital, Minicom, conselho, padrão, DRM, Iboc

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.