Foi publicado pelo site Telesíntese que o Ministério das Comunicações vai criar o Conselho Consultivo da Rádio Digital com o objetivo de prestar assessoria na implantação do sistema digital de rádio do país. O grupo terá como integrantes participantes que representam o governo (Senado Federal e Câmara dos Deputados), além de entidades da radiodifusão e da indústria. Ao final dos trabalhos, o conselho deve entregar um relatório final com recomendações ao “MiniCom””, todas aprovadas por maioria absoluta.
Mesmo com a criação do conselho ainda não há prazo previsto para conclusão dos trabalhos. Desde a gestão federal anterior são realizados testes no Brasil para a escolha de um padrão de rádio digital, porém essa definição ainda não saiu. Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio o MiniCom testou diferentes padrões para ver qual atende melhor as necessidades do setor brasileiro. O ministério quer garantir que o sinal funcione bem em várias condições de relevo e população, além de garantir um baixo custo para os ouvintes ao adquirirem seus receptores.
Visando as condições de relevo e população o Minicom implantou o sistema europeu – o DRM - em quatro cidades bem diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. As análises são feitas para as faixas de AM e FM, incluindo as de curto alcance, como é o caso das rádios comunitárias. Faltam ainda testes dos sistemas norte-americano (IBOC) e japonês.
Integrantes
Por parte do governo, integrarão o novo conselho representantes do Ministério das Comunicações; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Agência Nacional de Telecomunicações; da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados; e da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado Federal.
Pelos radiodifusores, participarão os representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert); da Associação Brasileira de Radiodifusão, Tecnologia e Telecomunicações (Abratel); da Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra); da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço); da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc); da Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub); e da Associação Brasileira de TVs e Rádios Legislativas (Astral).
E pela indústria, foram convidados representantes da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros); da Associação Brasileira da Indústria da Radiodifusão (Abird); e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
Com informações do portal Telesíntese
Tags:
Rádio Digital, Minicom, conselho, padrão, DRM, Iboc