A 21ª edição da Broadcast & Cable teve a abertura oficial do SET Congresso 2012 nesta terça-feira. Com moderação da presidente da entidade Liliana Nakonechnyj, a cerimônia contou a presença de, entre outros, Olímpio José Franco, vice-presidente da SET, Emilia Maria Silva Ribeiro, conselheira da Anatel, Daniel Slaviero, presidente da Abert, Manoel Rangel, presidente da ANCINE, Genildo Lins de Albuquerque Neto, Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica e Roberto Franco, presidente do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD.
A atual presidente da SET falou sobre o cronograma dos 50 painéis que serão apresentadas ao longo dos quatro dias de Congresso SET, que abordam todos os aspectos da cadeia produtiva, da captação à edição. “Atualmente, já vislumbramos o 8K ou Ultra HDTV, assim como o uso efetivo do 4K”, afirmou Liliana, que também destacou a sessão de rádio conduzida pela AESP, assim como sobre o loudness, ressaltando que o Ministério das Comunicações terá representantes presentes para tirar dúvidas e receber sugestões dos presentes. Ela aproveitou para destacar o trabalho do ministro Paulo Bernardo em resgatar o passivo e analisar com rapidez os processos parados envolvendo solicitações do radiodifusores.
Roberto Franco, presidente do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD, agradeceu a confiança do governo na sociedade civil para decidir sobre as questões envolvendo a TV digital, e também à SET como entidade, que tomou a decisão do padrão de TV digital ISDB-T. Segundo ele, “a contribuição da entidade foi indispensável para a tomada dessa decisão e para o Fórum hoje em dia”.
Emilia Maria Silva Ribeiro, conselheira da Anatel, falou sobre a maneira como a entidade tem lidado mais abertamente com os radiodifusores, tratando-os como parceiros, para regular o uso do espectro no país e garantir o melhor uso por todos os detentores de autorização. Ela também acrescentou que “hoje já não existem mais tantos conflitos entre o setor de Telecom e televisão, o que é muito positivo. A agência vem se modernizando para atender a todas as demandas, e vejo que o setor dos radiodifusores tem se aproximado, temos uma maior interação com eles”.
O recém-eleito presidente da Abert Daniel Slaviero falou sobre a parceria entre a SET e a Abert, que considera fundamental para respaldar o trabalho institucional das entidades. Além disso, ele afirmou que o maior desafio hoje é a discussão sobre a faixa 700MHz, algo relevante para não haver um acesso restrito da população: “o ministro diz que isso é uma premissa do governo. E, para estes trabalhos juntos ao governo, a SET nos ajudará muito”.
Genildo Lins de Albuquerque Neto, Secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, também foi enfático ao expressar o apoio da SET junto ao governo. “A SET nos socorre quando o governo não tem certeza quanto qual decisão tomar. Por exemplo, no caso do loudness. Depois de 10 anos, pudemos alterar a legislação quanto a isso graças a SET, que foi importante na revisão da norma para que ela seja factível para o radiodifusor”.
Tags:
SET, Abert, Aesp, Congresso, São Paulo