Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2012 @ 14:03

Profissionais do rádio criticam horário político gratuito

São Paulo – Diretor da Estadão ESPN ressalta que programação política não tem importância

Publicidade

A transmissão do horário eleitoral gratuito tem gerado reclamação por parte dos profissionais do rádio. Tido como “sem importância”, o programa acaba alterando a programação de todas as rádios, que precisam fazer mudanças para retomar a audiência conquistada antes do começo do programa. Mesmo que uma boa parte das rádios tenham a programação pela Internet, o efeito é fortemente sentido no dial.

Previsto para ser veiculado até 4 de outubro, o horário eleitoral gratuito mudou a grade de programação das emissoras. O diretor da Estadão ESPN FM 92.9 e AM 700 de São Paulo, Acácio Costa, afirma que a programação política não tem nenhuma importância. "Alguém ouve e acredita no que eles falam? É explicitamente publicidade! Não há espaço democrático para que as ideias possam aflorar e agregar algo ao ouvinte", critica.
 
Segundo Acácio, as últimas três semanas têm sido conturbadas na rádio, exigindo pelo menos dez  reuniões de alinhamento entre o conteúdo obrigatório e a grade existente. "Em plena era de Internet, a Justiça ainda usa fax para se comunicar com as redações. Temos que deixar uma pessoa 24 horas por dia do lado do aparelho. Do contrário, corremos o risco de perder prazos em caso de notificações e ameaças", revela o direto. 
 
Estar atento às determinações legais é indispensável, segundo o presidente da AESP e executivo da rádio Bandeirantes AM 1170 de Campinas, Rodrigo Neves. Sua recomendação vem amparada pela percepção de que a Justiça Eleitoral é o órgão mais ágil do Poder Judiciário brasileiro. “Eles resolvem tudo em no máximo 48h”, diz o diretor, alertando que o descumprimento da ordem pode significar multas vultosas e, inclusive, o risco de a emissora ser tirada do ar.
 
Para Costa, o horário eleitoral gratuito poderia ser usado para debates. "A Bandeirantes promove encontros bacanas, que consomem investimentos. O mercado não patrocina e o governo despreza isso na hora de exigir o horário. Você acaba trabalhando duas vezes para os políticos”, lamenta.
 
Com informações do site Comunique-se

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Horário eleitoral, radiodifusão, eleição, Internet, Smartphones

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.