Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 29 de Agosto de 2012 @ 08:00

Curiosidade: Transamérica e Mundi FM continuam viajando entre o Paraná e Santa Catarina

Curitiba – Emissoras foram captadas em localidades distantes de suas torres

Publicidade

Mais uma curiosidade ao estilo “Tudo Rádio” para os leitores do portal. Ao longo dos últimos anos a equipe do site realiza escutas em diferentes regiões brasileiras e trás através de nossa redação algumas curiosidades referentes a essas sintonias. Dessa vez o destaque será para algumas das emissoras mais bem estruturadas em termos técnicos da região Sul do país, lista encabeçada por rádios como Transamérica FM 100.3, Clube FM 101.5 (ambas de Curitiba) e a Mundi FM 99.3 de Ponta Grossa. Novamente essas estações foram protagonistas de escutas realizadas em locais distantes de suas bases de transmissão, chegando a superar 250km de distância em linha reta. Acompanhe:

Nessas escutas realizadas entre as regiões dos Campos Gerais, arredores de União da Vitória e Oeste de Santa Catarina não foi verificada a presença de “propagações atípicas”, aquelas que jogam sinais de emissoras distantes em determinadas localidades (exemplo: sintonizar uma FM de São Paulo em Florianópolis). As emissoras mais potentes de Curitiba superaram a marca de 200km de distancia em linha reta com o auxilio de seus sistemas de transmissão, frequências livres, topografia (altitudes consideráveis) e áreas de baixa densidade demográfica. A Transamérica FM 100.3 chega a caminhar por mais de 150km sem muitas interferências rumo ao oeste pelas rodovias, sendo audível na maioria dos receptores automotivos.
 
Entre a semana passada e ontem (27 de agosto) foram sintonizadas as rádios Transamérica FM 100.3, Mundi FM 99.3, Clube FM 101.5, Massa FM 97.7, Mix FM 91.3, Jovem Pan FM 103.9, Antena Sul FM 102.7 e Rádio T FM 99.9 (sendo a maioria de Curitiba, com exceção da Mundi FM, Antena Sul e da Rádio T) nos arredores de União da Vitória e General Carneiro, municípios com distancias superiores a 200km (Curitiba) e 170km (Ponta Grossa) em linha reta. Trata-se de uma região de altitude considerável (oscila entre 800 a 1100 metros), porém de relevo bem acidentado. O baixo número de estações potentes nessa região contribui com a “viagem” das curitibanas e das FMs mais potentes dos Campos Gerais (região de Ponta Grossa).
 
A Transamérica e a Mundi são destaque pela qualidade da “viagem”, com poucas oscilações em seus sinais em localidades cuja distancia é superior a 150km em linha reta em relação às sedes dessas FMs. Também é destaque a sintonia parcial dessas rádios já na região conhecida como Oeste Catarinense, mais precisamente no município de Água Doce (na rodovia BR-153 – Transbrasiliana). Nesse local é possível sintonizar grande parte das FMs do Sudoeste Paranaense, Oeste de Santa Catarina e Serra catarinense, além das potentes Transamérica de Curitiba e Mundi FM de Ponta Grossa. 
 
Nesse trecho catarinense a 100.3 FM de Curitiba está distante cerca de 290km do local e a 99.3 FM cerca de 260km (distancias em linha reta). A Mundi FM chega a disputar espaços com a Atlântida FM 99.3 de Chapecó, potente emissora do Oeste de Santa Catarina, situação observada ao longo do trecho da BR-153 entre o Paraná e o cruzamento com a BR-282 (já na região de Concórdia). Já a Transamérica disputa espaços com a Viva FM 100.3 de Pato Branco (Paraná). Em nenhum dos casos citados as emissoras invadem as áreas de proteção de outras rádios conforme normas da Anatel (saiba mais sobre o “contorno protegido” clicando aqui).
 
Esses quadros são comuns em diferentes regiões do país que possuem emissoras de portes técnicos consideráveis e poucas oscilações no terreno (destaque para as regiões litorâneas e também para os planaltos no interior do país, à exemplo de Brasília e arredores). 
 
Quando as escutas realizadas podem estar ao alcance de outros ouvintes através de receptores considerados “comuns” ou acessíveis no mercado e também não são enquadradas no perfil de “propagação atípica” a equipe do Tudo Rádio insere esses dados na sessão GUIA DE RÁDIOS, que pode ser conferida pelos visitantes do portal através do endereço https://tudoradio.com/dials (inclusive com áudio on-line das emissoras e a indicação da média da qualidade de sintonia dessas estações). 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Escutas, sinais, Dials, Transamérica, Curitiba, Mundi FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.