O Tudo Rádio publicou na semana passada uma matéria em que ressaltava que o rádio havia sido apontado como o veículo com maior credibilidade no Brasil, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira dos Anunciantes, em parceria com a TopBrands Consultoria de Branding, no projeto ABA/Top Brands. A pesquisa foi divulgada pela associação, que realizou evento em São Paulo para premiar os veículos vencedores da pesquisa.
Devido a informação, o diretor geral da Iguatemi AM 1370 de São Paulo, Eduardo Alvarenga, em entrevista ao Portal Imprensa, ressaltou a importância do resultado da pesquisa, mas enfatizou que o rádio precisa retomar sua auto-estima. “O rádio com o tempo vem se perdendo. Continuam os investimentos, os profissionais continuam empenhados, mas houve uma desfocada. Esses são os principais desafios do rádio hoje, valorizar-se e entregar um conteúdo com cada vez mais credibilidade”, ressaltou Alvarenga.
Para o diretor, as redes sociais não devem ser vistas como concorrentes do rádio, pelo contrário, são parceiras e deram ao meio a possibilidade de chegar ao ouvinte por meio de novas plataformas. “Todas essas novas mídias são agregadoras para o rádio, diferente de outros meios como a TV ou o jornal que já sofrem um pouco de concorrência. O rádio já não pode mais ser visto como um meio, mas sim como um gerador de conteúdo que independe de plataformas fixas”, enfatizou.
A avaliação mostra o grau de confiança na determinada categoria como um todo, independente de marca, mas que de certa forma reflete a confiança nas marcas como um todo. Interessante notar a posição de destaque que o rádio ocupa entre os meios de comunicação, assim como a posição um tanto desconfortável de operadoras de telefonia móvel e operadoras de DDD. Já os portais de internet se aproximam das emissoras de TV.
A pesquisa apontou que 87% dos entrevistados confiam no rádio. A TV aberta ficou em segundo com 83%, seguida do Portal de Internet com 82%, jornal 79% e revistas com 78%. A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo, desta forma, comparações entre diferentes setores.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
São Paulo – Eduardo Alvarenga ressaltou veículo está perdendo o foco