Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 05 de Setembro de 2012 @ 10:04

Deputados se reúnem para debater sobre padrão para o rádio digital no Brasil

Brasília - Frente parlamentar promoveu debate na Câmara para discutir a tecnologia que poderá ser utilizada no País

Publicidade

Deputados que integram a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular se reuniram nesta terça-feira onde realizaram debate sobre o impacto da digitalização para as rádios brasileiras. A previsão era de que o padrão escolhido fosse anunciado em setembro, porém, a divulgação deve sofrer novo atraso, assim como já vem ocorrendo desde 2010.

Atualmente existem dois modelos credenciados para a escolha no Brasil. O Rádio Digital Mundial atende pela sigla DRM, e é um padrão de rádio digital aberto desenvolvido por um consórcio global. O outro é o HD Radio um sistema fechado, que já está sendo usado nos Estados Unidos e no México.

Os dois padrões estão sendo testados por rádios públicas, comunitárias e comerciais. Os resultados dos testes serão discutidos no conselho consultivo do Ministério das Comunicações, que ainda vai ser empossado, e que vai apontar o mais adequado para o Brasil.
 
No sistema americano, o HD Radio, também conhecido como Iboc, a transmissão do rádio digital é feita no mesmo canal de frequência AM ou FM, o que seria mais amigável ao hábito do usuário de rádio convencional. O alto custo da tecnologia aos pequenos radiodifusores, no entanto, é motivo de críticas.
 
O representante do DRM na audiência, Marcelo Goedert, afirmou que a vantagem do padrão mundial é se adequar à realidade econômica das emissoras brasileiras. "O DRM, através de seu consórcio, oferece a tecnologia para transmitir em rádio digital. O formato que vai ser usado – se vai ter transmissores de alto custo, de alta ou de baixa potência, se o receptor de rádio vai ter uma telinha ou vai ter uma telona ou se vai custar 50 dólares ou 500 dólares – isso é o mercado brasileiro que vai definir".
 
A coordenadora da frente, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), disse que ainda não tem preferência por um dos padrões. Ela afirmou que vai acompanhar o debate no conselho consultivo do Ministério das Comunicações e que pretende colocar esse assunto em discussão no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. "Vamos propor ao conselho que paute essa discussão. O conselho terá que dar a sua opinião a respeito [do padrão digital] quando essa decisão estiver sendo tomada."
 
A Frente Parlamentar havia comunicado que poderia fazer o anúncio do padrão neste mês de setembro. A informação não foi confirmada e novo prazo não foi definido. Qualquer que seja a escolha, quando for implantado, o ouvinte terá que comprar um receptor para o rádio digital. 
 
Com informações do site Sonda Brasil
Tags: Rádio Digital, DRM, Iboc, digitalização, deputados, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.