Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 10 de Setembro de 2012 @ 07:59

Curiosidade: Horário político de São Paulo não é transmitido por algumas das FMs lideres de audiência

São Paulo – Candidatos à cargos na capital paulista não contam com a força de boa parte das lideres de audiência

Publicidade

A disputa política para cargos na prefeitura da maior cidade brasileira não conta com a transmissão da propaganda política obrigatória em algumas das lideres de audiência no meio FM. Isso ocorre devido à obrigatoriedade das emissoras em transmitirem os programas políticos dos locais de origem de suas concessões, fato que atinge algumas das lideres de audiência em São Paulo (ranking baseado na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope). Por exemplo: a rádio mais ouvida na capital paulista e na região metropolitana segundo os principais filtros da medição do Instituto Ibope é a Transcontinental FM 104.7, rádio sediada em outro município. A atual líder transmite a propaganda política de Mogi das Cruzes. Veja mais exemplos:

Com base no ranking 05h-00h (todos os dias e locais, junho a agosto de 2012 – Instituto Ibope) a propaganda política de São Paulo tem como a Band FM 96.1 como a estação melhor posicionada na medição, rádio que hoje ocupa a quarta colocação geral. Além da líder de Mogi das Cruzes, o mercado conta com uma vice-líder originada em Guarulhos (Tupi FM 104.1) e a terceira colocada vem de Diadema (Nativa FM 95.3). A “primeira” do ranking que transmite a propaganda da capital paulista é a Band FM e a segunda é a Gazeta FM 88.1 (atual quinta colocada geral no ranking de audiência). Já a sexta colocada no 05h-00h (todos os dias) é a 105 FM 105.1, rádio sediada em Jundiaí.
 
Esse quadro também é observado nas “cabeças” de cada segmento. A Mix FM 106.3, líder entre as rádios jovem/pop, transmite a propaganda política de Diadema e a vice-líder é de Osasco (a 89 FM 89.1). Esse quadro também é observado no segmento adulto-contemporâneo, cuja líder à exemplo da 89 FM também é de Osasco (a liderança adulta segundo o Instituto Ibope está nas mãos da Alpha FM 101.7). A Vida FM 96.5, também dona de uma liderança por segmento (à frente das demais rádios do gênero gospel), executa a propaganda de São José dos Campos, engrossando a lista de rádios que não repetem a propaganda política da capital paulista. Já no segmento jornalístico a primeira colocada é a CBN FM 90.5 essa, sim, originada na capital.
 
Mesmo originadas em outros locais, boa parte dessas estações possuem seus sistemas irradiantes operando de forma legal em São Paulo (capital), com base em documentações obtidas durante a década de 90. Outras (como é o caso da líder Transcontinental) seguem operando a partir de seus municípios sedes de concessão. As localidades originais de cada estação e também o ponto autorizado de transmissão estão disponíveis no sistema virtual da Anatel, o SISCOM (Sistema de Informação dos Serviços de Comunicação de Massa). Já a propaganda política obrigatória deve ser transmitida com base no local de origem da estação, fato que não diminui a força do programa político destinado a São Paulo (já que existe um elevado número de estações originadas da capital paulista com somas de audiências expressivas segundo o Instituto Ibope).
 
Essa situação também pode ser observada em várias localidades do país durante o período eleitoral. É importante destacar que as inserções políticas não estão restritas aos horários 07h00 e 12h00 (segunda à sábado), sendo possível ouvir “spots” de candidatos durante os intervalos comerciais de cada estação.
 
Clique aqui e veja o panorama atual da audiência FM de São Paulo
Tags: Horário político, concessões, origem, audiência

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.