O presidente da Subcomissão do Rádio Digital da Câmara dos Deputados, deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) concedeu entrevista à Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) para falar sobre o andamento dos trabalhos da comissão. Segundo parlamentar, o relatório sobre o estudo entre as duas tecnologias que estão sendo estudadas no Brasil deverá ser divulgado em outubro.
De acordo com o deputado, a subcomissão ainda está preparando um estudo sobre as duas tecnologias que estão em testes. Tanto o padrão da marca norte americana HDRadio, quanto a DRM, que é européia, estão sendo testadas em várias rádios brasileiras, além de serem as mais difundidas no mundo. O presidente da comissão afirmou que o documento refletirá a “escolha política” da Casa. “Além disso, ele terá uma formatação técnica para amparar a decisão que será tomada pelo ministro Paulo Bernardo”, afirmou o parlamentar em entrevista à Abert.
O deputado paraibano disse ainda que no ano passado os membros da comissão visitaram a sede da Ibiquity, as emissoras de rádio que operam em sistema HD, e entidades que tem ligação com radiodifusão nos Estados Unidos. “Além dessa visita, recentemente visitamos a Alemanha para conhecer de perto o sistema operacional do consórcio DRM. O objetivo foi avaliar os dois sistemas do ponto de vista técnico e operacional. Estamos levando em conta a capacidade de adaptação das tecnologias para a transferência ao Brasil e a sua nacionalização” ressaltou o deputado.
Questionado sobre adiantar algumas informações sobre o estudo, o parlamentar disse apenas que ambos os modelos têm pontos negativos e positivos, porém, serão ainda analisados tecnicamente e o relatório será entregue ao Ministério das Comunicações. “Como o relatório não foi finalizado ainda, me reservo no direito de não adiantar nenhuma informação, ou mesmo opinião pessoal. Ambos os modelos têm pontos positivos e negativos, que serão analisados tecnicamente para ser entregues ao Ministério das Comunicações. Além de ser a escolha política da casa,o documento terá uma formatação técnica para amparar a decisão que será tomada pelo ministro Paulo Bernardo”, enfatizou.
Finalizando a entrevista, o presidente da comissão explicou o motivo da prorrogação da entrega do relatório. “O relator Sandro Alex (PPS/PR) me pediu a prorrogação para que ele possa aprofundar e detalhar todos os aspectos e, obviamente, fundamentar a sua decisão. Queremos amparar o Ministério das Comunicações com um documento sério. O relatório será o resultado de observações feitas por vários deputados, técnicos do órgão, e por representantes dos dois sistemas”, explicou.
Com informações da Abert
Tags:
Rádio Digital, DRM, Iboc, digitalização, deputados, Brasília