O programa obrigatório “A Voz do Brasil” tem avançado de forma considerável pelo rádio de São Paulo nesses últimos dois anos. A capital paulista é o principal foco de tentativas de mudar o panorama da transmissão obrigatória do programa da Rádiobras, veiculado em todas as FMs brasileiras de segunda à sexta às 19h00. Desde a década de 90 várias estações paulistanas conseguem recursos para flexibilizar o horário de transmissão do programa federal em sua grade ou até mesmo anular a veiculação. Porém nos últimos dois anos a obrigatoriedade da transmissão as 19h00 tem avançado pelas estações paulistanas. Acompanhe o panorama:
	Ouvintes paulistanos estão desacostumados com essa obrigatoriedade da transmissão às 19h00, fato que contribui com o impacto causado pelo retorno da Voz do Brasil em várias emissoras na faixa horária tradicional de sua transmissão no país. O horário das 19h00 é um dos mais movimentados do rádio paulistano devido a intensa presença de pessoas ainda nas ruas da cidade, população que tem o rádio como a principal fonte de informação e também de entretenimento nesse horário. Com o avanço da Voz do Brasil pelas estações de São Paulo o mercado de rádio constata esse choque por parte da audiência, além de temer uma redução da importância do meio perante essas novas decisões.
	 
	O Tudo Rádio fez um levantamento do número de emissoras que foram obrigadas a interromper seus trabalhos habituais para a transmissão obrigatória da Voz do Brasil às 19h00, levando em consideração que boa parte desses casos as emissoras envolvidas possuíam liminares para flexibilizar o horário de transmissão desde a década de 90. A leitura foi realizada por nossa equipe no dia 21 de setembro às 19h30. Da lista de rádios que estão com a transmissão da Voz do Brasil às 19h00, nota-se estações lideres de audiência em determinados segmentos, prestadoras de serviço (com destaque para o transito de São Paulo), todas as concessões educativas e também FMs de entretenimento. E essa lista aumentou em relação aos meses anteriores. 
	 
	Lista de rádios FMs que são sintonizadas em São Paulo e estão com a Voz do Brasil às 19h00 – 21 de setembro
	 
	89.7 FM – Nova Brasil
	90.1 FM – Gospel FM
	90.5 FM – CBN
	92.1 FM – SulAmérica Trânsito
	93.7 FM – USP
	94.1 FM – Bradesco Esportes FM
	96.5 FM – Vida FM
	97.3 FM – Rede do Bem FM
	99.3 FM – Rede Aleluia
	100.9 FM – Jovem Pan FM
	102.5 FM – Imprensa
	103.3 FM – Cultura FM
	104.3 FM – Dumont FM
	105.7 FM – Musical
	106.9 FM – Nossa Rádio
	107.3 FM – Eldorado
	107.9 FM – Tropical
	 
	Pontos de destaque:
	 
	Oito cabeças de redes de abrangência nacional em FM estão nessa lista: Nova Brasil, CBN, Vida FM, Jovem Pan FM, Rede Aleluia, Nossa Rádio, Bradesco Esportes e Gospel FM.
	 
	Duas dessas FMs são jornalísticas, sendo uma delas voltada às condições do trânsito (SulAmérica Trânsito FM), levando em consideração que a faixa das 19h00 é uma das mais criticas no trafego intenso de São Paulo.
	 
	O segmento gospel está em peso nessa lista, inclusive a líder Vida FM.
	 
	Tema “Voz do Brasil” ganha espaço desde a decisão de Ministro
	 
	Recentemente o Tudo Rádio noticiou a decisão do Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Tóffoli pela transmissão obrigatória da Voz do Brasl às 19h00, perante um recurso apresentado pela Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba. Segundo o ministro a decisão tomada por ele na semana passada é relacionada apenas ao documento relacionado à rádio curitibana que pedia a flexibilização do horário de transmissão, porém há a expectativa no mercado de rádio que o entendimento do magistrado pode ser utilizado nos estudos de liminares futuras ou nos recursos vigentes hoje por juízes, fato que poderá aumentar a lista de rádios que não transmitem a Voz do Brasil em faixas horárias alternativas.
	 
	Associações do setor (como ABERT, AESP, entre outras) realizam campanhas contra a obrigatoriedade da transmissão às 19h, tendo o apoio de algumas instituições e nomes políticos. Já foram feitos vários pedidos de urgência para a votação da matéria que está emperrada em Brasília e decidiria a flexibilização no horário de transmissão da Voz do Brasil nas estações brasileiras. O jornal O Estado de S.Paulo publicou em seu editorial na quinta-feira passada uma critica sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal que reafirmou a obrigatoriedade da transmissão do programa, taxando a ação como “entulhos autoritários” do Brasil que provou sua capacidade de resistência.
	 
	Em breve o Tudo Rádio veiculará mais informações sobre o tema “Voz do Brasil”.
						
				Tags:
				Voz do Brasil, flexibilização, extinção, Senado, Câmara, Curitiba, Brasília, São Paulo