Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quinta-Feira, 04 de Outubro de 2012 @ 08:01

Panorama: Ausência de segundo turno poderá auxiliar algumas emissoras nos grandes centros

São Paulo – Algumas estações serão beneficiadas pela ausência de segundo turno das eleições em suas cidades-sedes de concessão

Publicidade

Recentemente o Tudo Rádio noticiou um panorama de curiosidade que envolve a realização do segundo turno das eleições municipais. Estações que possuem como cidade-sede de suas concessões outras localidades ao invés do principal centro populacional de suas regiões poderão ser beneficiadas com a ausência de segundo turno, onde outras estações concorrentes poderão ser obrigadas a retransmitir a propaganda eleitoral da corrida municipal do segundo turno. Estações que transmitiram o horário político de cidades que possuem menos de 200 mil eleitores já estão automaticamente livres do segundo turno. Entenda o panorama:

A Rádio Bandeirantes FM 90.9 é um exemplo desse caso na Grande São Paulo. A estação possui como município de origem a cidade litorânea de Itanhaém e passou o período eleitoral retransmitindo a propaganda política daquele local. Com foco e sintonia local em São Paulo, região metropolitana e Baixada Santista, a 90.9 FM já está livre da realização de um segundo turno, fato que obrigaria a estação a continuar retransmitindo a propaganda eleitoral do município sede de sua concessão. O motivo da ausência automática de segundo turno: Itanhaém possui cerca de 87 mil habitantes segundo o último censo do IBGE, tendo portando um número inferior de eleitores locais do que a marca necessária para a realização de um segundo turno que é de 200 mil. 
 
Essa não é a única variável: caso um candidato vença a corrida municipal em primeiro turno em determinadas cidades, as estações que repetem a propaganda eleitoral desses locais poderão ficar desobrigadas da retransmissão do horário político já a partir da próxima semana. Isso poderá ser aproveitado por algumas estações na corrida por audiência, já que os horários políticos ocupam faixas consideradas nobres do rádio brasileiro (07h da manhã e ao meio-dia). Há cidades da Grande São Paulo que as pesquisas de intenções de voto apontam a ausência da necessidade de segundo turno eleitoral em alguns centros, como é o caso da sede da atual líder geral de audiência na capital paulista (a Transcontinental FM 104.7, sediada em Mogi das Cruzes).
 
A capital paulista é o cenário onde existem mais variações pela quantidade de eleitores em cada cidade da região metropolitana. Boa parte dos principais centros urbanos vizinhos à São Paulo possuem mais de 200 mil eleitores, ou seja, há a possibilidade de boa parte das estações seguirem com a propaganda eleitoral até o final de outubro, como também uma possível “liberação” dessa obrigatoriedade em caso de não necessidade de realização de mais um turno das eleições. Já em outras capitais (caso de Curitiba), rádios importantes na corrida por audiência (como a Massa FM 97.7) já fica desobrigada da propaganda eleitoral a partir da próxima semana, devido sua origem pertencer a Campo Largo (cidade que não alcança a marca de 200 mil eleitores).
 
Poderá ocorrer o contrário: caso algum candidato à prefeitura de um grande centro vença em primeiro turno e outros de cidades metropolitanas tenham que disputar um segundo turno, é possível que rádios originadas em centros maiores não contem com a propaganda eleitoral a partir da semana que vem, enquanto estações de cidades vizinhas continuem veiculando as peças eleitorais.
 
A propaganda eleitoral do primeiro turno será encerrada hoje, tendo a veiculação do meio-dia como a última dessa etapa da corrida eleitoral.
 
Segundo turno: rádios terão programas eleitorais até o dia 26 de outubro
 
As campanhas políticas para candidatos a vereadores e prefeitos dos municípios brasileiros se entendem até o próximo dia 4 de outubro. Caso haja segundo turno a propaganda retorna ao rádio nos dias seguintes à votação do primeiro turno (7 de outubro), tendo o período limite para o retorno das transmissões até o dia 13 de outubro. O encerramento da propaganda partidária no rádio referente ao 2º turno ocorrerá no dia 26 de outubro, dois dias antes da votação. 
 
É importante destacar que esse formato de campanha na mídia ocupa as grades comerciais das estações, porém a duração do horário eleitoral (veiculado as 7h00 e as 12h00 no rádio, de segunda à sábado) é menor no segundo turno do que no primeiro (já que sobram dois candidatos à prefeitura, sem a presença de aspirantes à vagas de vereadores e demais concorrentes ao cargo máximo de cada município).
 
Tags: Horário político, concessões, origem, audiência

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.