Notícia importante para o mercado de rádio FM de São Paulo: a Jovem Pan FM 100.9 já está operando com sua estrutura original de transmissão. A emissora que nos últimos dois meses teve sua área de cobertura reduzida devido a uma pane em seu sistema de transmissão volta a figurar entre as estações mais potentes do país. A estrutura da 100.9 FM tem sido atualizada nos últimos anos, passando a contar com um novo transmissor (modelo Nautel). A torre da estação também passou por melhorias e retoma a operação com 10 elementos. A mudança na estrutura de transmissão foi realizada ontem, 3 de outubro.
Hoje a Jovem Pan FM opera com 70% de sua capacidade total, com previsão de carga máxima para os próximos dias. O retorno da sua estrutura original que foi realizado ontem recoloca a 100.9 FM entre as estações mais abrangentes da capital paulista, minando as áreas de sombras que foram constatadas durante o período de sinal irregular em São Paulo e região metropolitana. Logo após os problemas técnicos ocorridos em agosto a 100.9 FM ficou fora do ar e depois teve sua transmissão restabelecida, porém com uma área de cobertura limitada ao município de São Paulo. Em setembro a rádio já estava com uma carga que é parelha a boa parte das estações paulistanas.
A cobertura de sinal da 100.9 FM durante o mês de setembro já auxiliava a estação a cobrir a Grande São Paulo e o Tudo Rádio.com recebeu relatos de ouvintes que conseguiram captar o sinal da estação próximo à região de Sorocaba. Originalmente a 100.9 FM alcança áreas mais distantes, tendo seu avanço impedido por outras questões que não são relacionadas à sua estrutura (como a presença de outras FMs no interior paulista que ocupam frequências adjacentes à da Jovem Pan). Antes da pane era possível ouvir a 100.9 FM em determinadas áreas do litoral (norte e sul), Vale do Ribeira, arredores de Bragança Paulista, proximidades entre Campinas e Limeira, região de Sorocaba e sul de Minas Gerais. A expectativa é que esse desempenho tenha sido restabelecido ontem através do retorno da estrutura original.
A intenção da Jovem Pan FM em operar com sua cobertura original é a cobertura na cidade de São Paulo e área metropolitana. A 100.9 FM e as demais estações paulistanas enfrentam uma série de obstáculos que obrigam as FMs a operarem com seu desempenho máximo. São Paulo possui características de relevo que não auxiliam a propagação de sinal, além da presença de interferências ocasionadas por outros serviços presentes na cidade. Porém o maior “vilão” das FMs paulistanas segue sendo o elevado número de estações clandestinas espalhadas por São Paulo, região metropolitana, arredores de Jundiaí e até na Baixada Santista.
Retorno do sinal será refletido na audiência apenas em 2013
A pane também já foi sentida pela rádio na pesquisa de audiência, destaque para a última medição divulgada pelo Instituto Ibope que cobre o mês de agosto, quando ocorreu o problema. É possível que a emissora volte a ter as investidas feitas em seu trabalho artístico apenas a partir das pesquisas que serão divulgadas ao mercado no primeiro semestre de 2013, já que as próximas ainda abrangerão períodos em que a 100.9 FM enfrentou dificuldades de cobertura em São Paulo e região metropolitana (dificultando a análise do impacto das ações feitas em sua grade).
Entenda o que ocorreu com a estrutura da 100.9
Em agosto segundo a direção da emissora paulistana houve um curto na torre da 100.9 FM, causando danos à estrutura da estação, além de queimar a chave da antena. Os equipamentos da rádio são norte-americanos, fato que impossibilitou uma resolução do problema de forma imediata. Essa estrutura está localizada no topo do edifício que abriga a estação entre a Avenida Paulista e a Alameda Santos (edifício Sir Winston Churchill).
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Antena, Jovem Pan FM, São Paulo, fora do ar, potência, sinal