O Sindicato dos Radialistas do Espírito Santo informou ao Tudo Rádio, por email, que a categoria está em estado de greve no Espirito Santo, podendo parar a qualquer momento. A decisão foi tomada devido à intransigência dos empresários da comunicação. Segundo a entidade, não houve acordo com o sindicato patronal para o reajuste nos pisos e nos demais salários da categoria.
Segundo as informações do sindicato, em assembléia no dia 1º de outubro, os trabalhadores e trabalhadoras recusaram o reajuste oferecido pelo Sertes de 10% para os pisos salariais e 6,5% para os demais salários. Os empresários da comunicação ainda queriam retirar a Cláusula 20 da Convenção Coletiva, que garante 1 salário de aviso prévio para o trabalhador quer for demitido e tiver mais de 5 anos de carteira assinada na mesma empresa.
O sindicato informou ainda que a categoria esta sem reajuste desde 2009, aguardando jugamento de dissídio no TST. O Sindicato Patronal (Sertes) foi informado pelo Sintertes e os radialistas vão aguardar outra proposta. Se não houver resposta em cinco dias, as paralisações vão começar. Os radialistas querem um reajuste salarial de 10% para os salários em geral e 15% para os pisos salariais da categoria, englobando as perdas e aumento real.
Com informação do Sindicato dos Radialista do Espírito Santo
Tags:
Greve, sindicato, radialistas, Espírito Santo