Os radialistas William Maier e Cadu Previero lançaram no final do mês passado uma webrádio voltada à sustentabilidade. A Green FM é um projeto que foi desevolvido em uma plataforma que ganha cada vez mais importância no cotidiano do brasileiro. A proposta é difundir conceitos de construção de uma sociedade com responsabilidade social, econômica e ambiental, através da configuração radiofônica.
A rádio foi lançada oficial no dia 25 de setembro - Dia Mundial do Rádio. A rádio conta com um DNA importante na sua estrutura, os radialistas Cadu Previero e Willian Maier. A dupla esteve presente em um dos projetos musicais mais conceituados do mercado radiofônico brasileiro nos últimos anos, a Mit FM 92.5 de São Paulo, que deixou o dial da capital paulista em março.
Cadu Previero, que é o diretor artístico da Green FM, explica que a proposta musical da rádio utiliza a força do pop rock. “Nós buscando cativar um público maduro, consumidor e formador de opinião, preparado para assimilar o discurso de sustentabilidade, presente no conteúdo da emissora”, afirma Previero.
Willian Maier, que responde pela diretoria de criação, deixa claro que a ideia de uma rádio voltada à sustentabilidade é inédita no Brasil. Ele revela: “há apenas um projeto de rádio verde na Tailândia, mas bem diferente da proposta da Green FM, que foge do discurso conservador e utiliza argumentos de uma FM musical para a formação de público”, ressalta.
Para enriquecer o conteúdo, a rádio iniciou o processo de parcerias com organizações engajadas corretamente nos movimentos sociais, econômicos e ambientais. Neste primeiro momento a emissora está apoiando a campanha “É Bom Ser Do Bem”. Ao longo da programação os ouvintes descobrem como pequenas atitudes podem mudar o mundo ao seu redor.
Com o objetivo de promover os ideais sustentáveis, a Green FM foi buscar novas ferramentas de interatividade e conta com um player exclusivo na página oficial da rádio no Facebook, disponibilizando a audição enquanto o internauta navega na web. Além disso, a Green FM pode ser rodada através de aplicativos para diversas plataformas de dispositivos móveis. Para a divulgação da programação musical, foi criado um programa personalizado de posts que liga o Twitter da rádio às demais redes sociais e às comunidades crowdsourcing, nas quais ela se faz presente.
A Green FM também possui a plástica com a voz do locutor publicitário Eric Santos, ex-voz padrão da 89 A Rádio Rock e atual do canal VH1. “Todas as trilhas, vinhetas e passagens foram produzidas para que a rádio se apresente sempre de forma dinâmica”, diz Cadu Previero, ressaltando o cuidado que a equipe teve com essa questão, muitas vezes deixada de lado pelas emissoras. Willian Maier completa: “desenvolvemos uma plástica, de certa forma, agressiva para uma programação musical adulto contemporânea, algo impraticável no mercado tradicional de rádio brasileiro”.
Colaboração Fernanda Lima
Tags:
Green FM, sustentabilidade, meio ambiente, webrádio, São Paulo