Depois do último resultado de audiência divulgado pelo Instituto Ibope, tanto a
Antena 1 FM 94.7 de
São Paulo como a rede da emissora, tornaram-se “bola da vez” no mercado radiofônico. A queda no índice de audiência assuntou os ouvintes da Antena 1 na capital paulista, mas existem outros pontos polêmicos sobre a rede sendo abordados na internet. Questões interessantes como mudanças no perfil da rádio e repetidoras de sinal estão sendo abordados por ouvintes e profissionais do meio.
O site voltado ao rádio campineiro,
Radiocamp.org, abordou em sua última postagem, temas interessantes relacionados a atual situação da Antena 1. Existe uma reserva de canal para a Serra do Japi, para a operação de radiodifusão na freqüência 94.7 FM. A Serra do Japi fica em
Jundiaí, cidade localizada entre
Campinas e a capital paulista. Quem solicitou essa reserva, segundo o Radiocamp, foi a Antena 1 de São Paulo. Fica a dúvida: é um possível fim da retransmissora de Campinas (em 107.5 FM) ou uma tentativa de atingir os mercados de Jundiaí e
Itu através da repetição de sinal da matriz da rede? Segundo informações locais, a Antena 1 de Campinas segue firme em termos de audiência e rendimento comercial.
A repetidora do sinal da cabeça de rede paulistana localizada na Baixada Santista foi alvo de alguns boatos relacionados ao fim da afiliada da Antena 1 do litoral paulista (atual CBN em 102.1 FM). Um conflito local entre as duas rádios que transmitiam praticamente a mesma programação motivou o fim do contrato entre a emissora litorânea e a rede. Há quem afirma que a repetidora estava lá porque o fim da Antena 1 FM 102.1 já era previsto. Hoje é possível ouvir a Antena 1 de São Paulo no litoral paulista através dessa repetidora localizada em Cubatão.
Outra questão interessante levantada pelo site campineiro é referente a recente modernização do playlist musical da Antena 1. Desde 2005 a rádio passou a alternar sucessos atuais com flashs-back em sua grade musical. “Mas existem controvérsias entre seus ouvintes, alguns saudosos dos flash backs que ocupavam toda a programação, outros elogiando sua programação atual, onde há uma mescla entre as músicas atuais com as antigas.” Afirma o Radiocamp.
Em breve mais detalhes sobre a atual fase da Antena 1 e de outras redes via-satélite consagradas do dial nacional. Aproveite e deixe a sua opinião sobre esse tema e outros assuntos no Fórum do Tudo Rádio.com.
Clique aqui!
Nota: Podcast Tudo Rádio.com – Baixe arquivos de áudio (extensão mp3) para ouvir em seu mp3 player ou IPod. Você também poderá fazer sua seleção de arquivos radiofônicos em seu computador. Conheça essa novidade exclusiva do seu portal de rádios clicando aqui!
Tags: