A Rádio Nacional AM 1130 do Rio de Janeiro completou 76 anos recentemente e sua história virou tema de exposição em Vitória. O evento faz parte do VIII Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fentev) e a exposição é intitulada “A Rádio Nacional e seus ídolos de auditório”.
O evento começa nesta quinta-feira (18), na Escola Técnica Municipal de Teatro Dança e Música Fafi, no Centro da capital do Espírito Santo. A mostra é organizada pelo escritor e pesquisador Luiz Sérgio Quarto e conta a história da tradicional emissora de rádio carioca por meio de fotos, áudios e discos de vinil. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 21 (domingo), com entrada franca.
Segundo Quarto, a exposição festeja os 90 anos do rádio no Brasil e os 76 anos da Rádio Nacional, reunindo acervo próprio com cerca de 80 fotos, vinis, livros e prefixos da emissora. Ele destacou que a Rádio Nacional foi considerada “a maior emissora da América Latina, e o maior veículo de rádio no Brasil de todos os tempos”.
A exposição traz recordações de grandes ídolos da Rádio Nacional, como Emilinha Borba, Paulo Gracindo e César de Alencar, com seus programas de auditório e os cantores Cauby Peixoto, Marlene, Ângela Maria, Dalva de Oliveira, Linda Batista, Ivon Cury, Orlando Silva, Francisco Alves, entre outros. Além disso, o evento mostra um pouco do sucesso de audiência e público de alguns dos cerca de 60 programas semanais da rádio, como novelas, seriados, crônicas, festas, shows musicais e humorísticos da época.
Tags:
Rádio Nacional de Brasília, festival de cinema, promoção, Brasília