Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2012 @ 15:32

Testes sobre padrão de rádio digital serão divulgados no site do MiniCom

Brasília – Testes estão sendo feitos em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Brasília

Publicidade

O Ministério das Comunicações anunciou nesta terça-feira que vai disponibilizar em seu site os relatórios com os resultados dos testes de rádio digital. O órgão avaliou em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) os padrões HD Radio, da norte-americana Ibiquity, e o DRM, do consórcio europeu, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. 

A divulgação dos resultados foi anunciada na primeira reunião do Conselho Consultivo do Rádio Digital. De acordo com o órgão, eles serão disponibilizados em sua página na internet até o fim desta semana.  A intenção é que as emissoras e entidades representativas possam ter acesso aos relatórios e avaliar os aspectos técnicos dos dois sistemas.
 
As primeiras discussões sobre  as performances das duas tecnologias, no entanto, só ocorrerão na próxima reunião do conselho, no dia 28 de novembro. Em dezembro deste ano, o grupo realiza ainda outros dois encontros. No dia 6, haverá um debate com representantes dos sistemas DRM e HD Radio, que falarão sobre as qualidades de suas tecnologias e os resultados dos testes realizados no Brasil. No dia 13, será apresentado um estudo sobre o rádio no Brasil, ligado a aspectos socioeconômicos. 
 
Em sua primeira reunião, o conselho definiu ainda a composição de três comissões técnicas do conselho: política industrial, inovação tecnológica e análise e acompanhamento dos testes técnicos. A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) se candidatou para participar de todas elas. “Estamos acompanhando todo o processo. A associação enxerga de forma positiva o cronograma de ações e todo o trabalho que o ministério e os demais órgãos envolvidos estão desenvolvendo para a escolha do padrão digital de rádio no país”, afirmou o diretor-geral da entidade, Luís Roberto Antonik, que integra o conselho. 
 
Durante o encontro, o secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, ressaltou que a principal missão do conselho é firmar uma posição técnica sobre a funcionalidade de cada modelo e suas vantagens. Segundo ele, vários cenários são possíveis e o que cabe ao Ministério das Comunicações é informar qual a tecnologia mais adequada. “Nosso interesse não é pelo sistema em si, mas pelo rádio. A gente tem de ter no Brasil um rádio digital de qualidade”, afirmou.
 
Formado por 19 representantes do Governo Federal, do Poder Legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria, o Conselho Consultivo tem como missão auxiliar na implantação do sistema de rádio digital no país. A atuação do grupo envolve ainda temas como financiamento da transição do sistema e parâmetros internacionais.
 
Com informações da Abert e Ministério das Comunicações
Tags: Rádio Digital, DRM, Iboc, digitalização, deputados, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.