Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2012 @ 11:53

Exclusivo: Tupi FM ganha novo “fôlego” após fechamento de mais uma FM clandestina em São Paulo

São Paulo – Pirata operava em 103.9 FM. Kiss FM também foi beneficiada por outros dois fechamentos

Publicidade

Novidades importantes para o rádio de São Paulo. A Tupi FM 104.1 ganhou um novo “fôlego” na disputa por audiência na capital paulista e região metropolitana. Como a “briga” com as concorrentes é definida nos detalhes, a Tupi FM passou a contar com um novo reforço em sua cobertura de sinal. Porém essa novidade não foi causada por mudanças técnicas na estrutura da estação, mas sim pelo fechamento de uma rádio clandestina de grande porte que operava numa frequência adjacente ao canal da Tupi FM. A Kiss FM 102.1 também foi beneficiada em São Paulo através do fechamento de outras duas estações piratas, rádios que também possuíam portes técnicos consideráveis.

Os fechamentos foram realizados em Guarulhos (Vila Galvão) e São Bernardo do Campo, após trabalhos de inteligência do C.I.P.I. (Centro de Investigação e Prevenção de Interferências). Com o encerramento das operações da clandestina que atuava em 103.9 FM a Tupi FM passa a ter menos interferências em seu sinal na Grande São Paulo, com destaque para áreas populosas que podem impactar na medição de audiência realizada pelo Instituto Ibope. Os trabalhos de “limpeza” do espectro próximo ao canal da Tupi FM ocorrem ao mesmo tempo em que a rádio melhorou de forma significativa seu desempenho no ranking de audiência, conforme já destacado pelo Tudo Rádio (clique aqui e saiba mais).
 
Outra emissora beneficiada por fechamentos de clandestinas feitos recentemente pelo C.I.P.I. foi a Kiss FM 102.1. No caso da emissora “roqueira” as piratas operavam em 101.9 FM e 102.3 FM, “espremendo” o sinal da Kiss FM no dial da Grande São Paulo. Com a presença dessas duas FMs clandestinas a sintonia da 102.1 FM era prejudicada devido a proximidade entre os canais e também os portes técnicos das estações piratas. Os fechamentos também beneficiaram os desempenhos de sinais das rádios Alpha FM 101.7 e Imprensa FM 102.5, estações que também eram “vizinhas de dial” das rádios piratas localizadas pelo C.I.P.I.. Nos três casos os fechamentos também foram realizados por autoridades competentes.
 
Recentemente o Tudo Rádio também destacou a influencia de fechamentos de rádios piratas nos resultados de audiência de outras estações legalizadas. A Clube FM 105.5 de Brasília, emissora que também foi atendida pelos trabalhos do C.I.P.I. no Distrito Federal, ampliou seus índices de audiência segundo medições recentes realizadas pelo Instituto Ibope, chegando a primeira colocação geral no ranking da capital do país (clique aqui e saiba mais).
 
Em breve mais detalhes sobre fechamentos de FMs clandestinas e o comportamento das coberturas de sinais das principais rádios de São Paulo e de outros centros brasileiros. Para mais detalhes sobre os trabalhos do C.I.P.I. basta entrar em contato pelo e-mail [email protected].

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Tupi FM, pirataria, CIPI, Kiss FM, Alpha, audiência, Ibope

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.