Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 27 de Novembro de 2012 @ 15:27

Panorama: Data de mudança na 89 FM segue indefinida em São Paulo

São Paulo – Rádio assumirá programação “rock”, porém ainda não há data para a mudança

Publicidade

Nos últimos dois meses a 89 FM 89.1 de São Paulo foi pauta devido às expectativas de mudanças imposta à emissora. A rádio foi pivô na história de um possível arrendamento para uma entidade religiosa e, posteriormente, a tentativa de manutenção da marca no dial paulistano. Conforme adiantado pelo Tudo Rádio.com no inicio de novembro, a 89.1 FM retomará o projeto deixado em 2006, quando carregava o nome fantasia “89 A Rádio Rock”, fato que ainda não possui uma data definida para a transição. Por enquanto a programação “pop” da 89 FM segue no ar e evoluindo nas medições de audiência realizadas pelo Instituto Ibope.

A indefinição na data de mudança é relacionada aos acordos comerciais que a 89 FM tenta costurar em São Paulo e a reestruturação de seu projeto. Hoje a 89.1 FM mantém no ar parte de suas atrações como “rádio pop”, inclusive a plástica. Em determinados momentos um “single” da Rádio Rock é executado fazendo menção a mudança na emissora, com a finalidade de promover o retorno do projeto “rock”. Mesmo mantendo a linha “jovem/pop”, a atual movimentação de projetos da 89 FM é diferente do que era executado até o fim de setembro desse ano, ou seja, hoje a 89.1 FM está com menos ações promocionais e a presença de horários ao vivo do que anteriormente.
 
Com a manutenção temporária da grade e linguagem jovem/pop em 89.1 FM, a emissora segue evoluindo na medição de audiência. Mesmo com a queda geral enfrentada pelo mercado (clique aqui e saiba mais) a 89 FM se aproximou da Mix FM 106.3, rádio que nos últimos seis anos detém a liderança no segmento. Porém existe a expectativa de como o mercado irá se comportar já que a 89 “tirou o pé do acelerador” nos últimos dois meses e esse novo “ritmo” da rádio começará a ser coberto pela pesquisa de audiência a partir da medição que será divulgada no início de dezembro desse ano. Também há a expectativa para 2013 para após a mudança de perfil em 89.1 FM, cuja dúvida é para onde a audiência jovem da 89 FM irá migrar.
 
Mercado em dúvida sobre a 89 A Rádio Rock no cenário atual
 
A grande expectativa da mudança é como irá se comportar a 89 FM nas pesquisas de audiência após a consolidação da mudança. Quando saiu em 2006 a 89 A Rádio Rock tinha como concorrentes mais próximas a Kiss FM 102.1 (rádio que tinha apenas cinco anos no ar na época) e a fase final da educativa Brasil 2000 FM 107.3 (atual Eldorado FM 107.3). Quase sete anos depois o mercado de São Paulo abriga uma Kiss FM com 11 anos de trabalho, um público definido e fiel a sua programação, rádio que praticamente não oscila no ranking de audiência medido pelo Instituto Ibope.
 
Outra dúvida do mercado: se o foco da 89 FM será o público jovem ou uma faixa mais adulta (perfil que hoje é atendido pela Kiss FM na capital paulista). Na época de “89 A Rádio Rock” a emissora também tinha foco o público jovem, tendo inclusive a Mix FM como uma concorrente próxima (já que na época a 106.3 FM possuía uma orientação musical mais voltada ao pop/rock nacional e internacional, gênero que estava em alta no inicio dos anos 2000. A Mix FM iniciou uma mudança em seu perfil musical entre 2005 e 2006, quando passou a acolher o “hip hop” internacional em sua grade). 
 
A mudança no perfil da 89 FM em 2006 atendeu uma alteração no comportamento do segmento jovem na época, fazendo com que o prefixo acompanhasse para onde o seu segmento caminhava. Com isso a rádio pode oscilar de uma faixa de 60 mil ouvintes por minuto nas principais pesquisas de audiência para faixas próximas dos 100 mil de média, além dos atuais mais de 700 mil ouvintes de alcance máximo (Instituto Ibope). Com o retorno da “A Rádio Rock” é possível que a 89.1 registre índices de audiência menores do que os números atuais, porém tente resgatar o mesmo ouvinte de São Paulo que acompanhava a rádio no inicio dos anos 2000 e final da década de 90, com a expectativa que ele volte a consumir a rádio.
 
Em breve mais detalhes e curiosidades sobre as mudanças previstas para o mercado FM de São Paulo.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: 89 FM, 89 A Rádio Rock, perfil, audiência, medição, Kiss FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.