O Conselho Consultivo do Rádio Digital realizou nesta quarta-feira sua segunda reunião, que teve como foco, a divulgação dos testes que o Ministério das Comunicações e o Inmetro realizaram em quatro capitais brasileiras com os padrões HD Radio (norte-americano) e DRM (europeu). Os testes foram concluídos em julho e estão sendo estudados pelo conselho, formado por representantes do Governo federal, do Poder Legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria.
De acordo com a coordenadora-geral de Avaliação de Outorgas substituta, Elza Fernandes, o objetivo da reunião foi apresentar uma visão geral dos testes e mostrar como foram feitas as medições, tanto para rádios comerciais quanto comunitárias. Elza Fernandes ressalta que os testes técnicos representam apenas uma etapa da discussão e que ainda não é possível definir qual padrão será adotado pelo Brasil. “Estamos levantando as questões que ainda precisam ser estudadas. Esse é o momento para se pensar a parte técnica, mas não podemos nos esquecer das outras questões envolvidas, como serviços, produção tecnológica, aspectos econômicos e diplomáticos. Ainda temos muita coisa para discutir”, afirmou.
A próxima reunião do conselho consultivo está marcada para a próxima sexta-feira, 7 de dezembro, e contará com um debate com representantes dos sistemas DRM e HD Radio. O encontro seguinte, no dia 13, terá a participação de pesquisadores do Rio de Janeiro que trabalham na aplicação do middleware Ginga no rádio digital.
O prazo para a escolha do padrão digital do rádio, que havia sido divulgado pelo Governo Federal, seria ainda este ano. Porém, após a reunião, o conselho consultivo estendeu o prazo até março de 2013 para apresentar um relatório final com a posição técnica sobre qual modelo de rádio digital funciona melhor.
Os resultados dos testes realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília estão disponíveis no site do Ministério das Comunicações. Para acessá-los,
clique aqui.
Com informações do Ministério das Comunicações
Tags:
Digitalização FM, Ministério das Comunicações, Rádio, Brasília