Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

As declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?

Enquete

Terça-Feira, 04 de Dezembro de 2012 @ 11:57

BandNews versus CBN: Fortaleza é o novo palco dessa “disputa”

Fortaleza – Em menos de seis meses a capital cearense entra para a seleta lista de cidades que acompanham essa disputa jornalística

Publicidade

Mudança drástica de panorama em Fortaleza. Essa é a situação constatada pelo mercado de rádio da capital cearense. Durante um período inferior a seis meses uma das maiores cidades do país passará a contar com uma disputa por um segmento em FM que não era explorado pelas rádios antes de outubro desse ano. As nacionais e jornalísticas BandNews FM (Grupo Bandeirantes de Comunicação) e CBN (Sistema Globo de Rádio) irão reeditar em Fortaleza uma situação de concorrência que ocorre apenas em outros sete mercados brasileiros, apresentados como as maiores aglomerações econômicas e populacionais do Brasil. Acompanhe o panorama:

No último sábado o Tudo Rádio noticiou sobre a estréia da BandNews FM 101.7 de Fortaleza, emissora que deverá iniciar suas operações no Ceará a partir do primeiro trimestre de 2013. Antes disso o mercado local acompanhou a migração da CBN AM 1010 para CBN FM 95.5, rádio que apostou no jornalismo via FM a partir do final de outubro desse ano. Com essa situação a cidade de Fortaleza passa a ter duas FMs jornalísticas segmentadas explorando um público que não era atendido nessa faixa de transmissão, diferente do que já é observado em outros grandes centros brasileiros. São rádios consideradas “formadoras de opinião” e geridas por dois dos maiores grupos de comunicação do país.
 
Com isso Fortaleza passa a ser o oitavo cenário de disputa no mercado FM entre as nacionais CBN e BandNews FM, fato que já ocorre nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Campinas e Curitiba. Essa seleta lista de grandes centros com operações dessas duas redes em FM será “inchada” em 2013 com Fortaleza e também Ribeirão Preto, mercado do interior de São Paulo que já conta com a BandNews FM 96.7 e passará a receber o sinal da CBN FM 90.5 a partir de janeiro. Em Porto Alegre, outro centro que possui a BandNews FM, a operação da CBN é apenas na faixa de transmissão em AM. 
 
As emissoras da rede BandNews FM são frutos de parcerias do Grupo Bandeirantes com alguns grupos locais, no caso de Fortaleza será com o Grupo Jangadeiro. Todas as emissoras da BandNews são em FM e possuem participação direta do grupo paulista, por questões operacionais e princípios jornalísticos/editoriais da Bandeirantes. Já a CBN trabalha no sistema de afiliação na maioria das praças onde está presente, fato que auxilia numa expansão mais rápida de sua rede (em FM a marca está presente em 16 centros brasileiros, incluindo as quatro estações próprias da CBN – São Paulo, Rio, Brasília e Belo Horizonte).
 
Em breve mais detalhes sobre esse novo cenário em Fortaleza e Ribeirão Preto.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: CBN, BandNews, Fortaleza, jornalismo, FM

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.