O Tudo Rádio divulga todos os meses o panorama geral da audiência FM de São Paulo, sempre com base no período 05h-00h (todos os dias e locais – clique aqui e saiba mais) e, na sequência, aponta panoramas curiosos referentes à outras tabelas da pesquisa realizada pelo Instituto Ibope (como share, alcance máximo, medição nos carros, em casa, entre outros cenários). Hoje a redação vai apontar um panorama curioso que mostram alguns números expressivos do meio rádio: a média alcançada por algumas estações paulistanas no “período comercial”, ou seja, na tabela 06h-19h (segunda à sexta) que é considerada um termômetro para o mercado publicitário. Acompanhe:
No período 06h-19h (segunda a sexta) a medição em São Paulo indica que quatro FMs possuem médias superiores a 200 mil ouvintes por minuto, uma marca expressiva para o rádio brasileiro. Transcontinental FM 104.7, Nativa FM 95.3, Tupi FM 104.1 e Band FM 96.1 são as emissoras que apresentam números superiores a 200 mil ouvintes na média por minuto durante o “período comercial”. Mesmo com um cenário de disputa em aberto pelas primeiras colocações, essas emissoras conseguem obter essas marcas expressivas, auxiliadas pelo tamanho do mercado de São Paulo e região metropolitana. Nos casos das duas primeiras colocadas (Transcontinental e Nativa), as estações superam a marca dos 270 mil ouvintes por minuto no 06h-19h (segunda a sexta).
Mais curiosidades: o ranking “comercial” de São Paulo também trás nove rádios acima da também expressiva marca dos 100 mil ouvintes na média por minuto. Além das quatro primeiras colocadas já citadas anteriormente, 105 FM 105.1 de Jundiaí, Gazeta FM 88.1, Alpha FM 101.7, Vida FM 96.5 e Mix FM 106.3 cravaram resultados acima dos 100 mil ouvintes por minuto no 06h-19h (segunda à sexta). E esse número sobe para 14 rádios em FM que possuem médias de audiência superiores a 70 mil ouvintes por minuto nesse mesmo período, também considerado expressivo no mercado de São Paulo que conta com 38 estações participantes da medição de audiência em FM do Instituto Ibope.
Em outras regiões do país essas marcas só são atingidas quando uma FM consegue abrir uma grande diferença para as demais rádios da pesquisa, ou em mercados maiores que contam com poucas FMs competindo pelas primeiras posições. No período comercial é possível observar marcas acima de 200 mil ouvintes por minuto no mercado do Rio de Janeiro e acima dos 100 mil em praças como Belo Horizonte, Recife e Fortaleza (porém nesses casos geralmente são até duas estações com marcas próximas a esses números na média de ouvintes por minuto).
Clique aqui e veja o panorama da audiência FM em São Paulo.
Saiba também os detalhes sobre as “diferenças” de períodos e tabelas na pesquisa de audiência.
Clique aqui.
Tags:
Panorama, audiência, média, ranking, Instituto Ibope, São Paulo