O trote que os locutores Mel Greig e Michael Christian da rádio 2day FM 104.1 de Sidney, na Austrália, que se passaram pela rainha Elizabeth II e pelo príncipe Charles, para saber informações da princesa Kate Middleton, que está grávida e internada em um hospital de Londres, está repercutindo em todo o mundo. A brincadeira culminou na morte da enfermeira Jacintha Saldanha, que forneceu as informações da paciente e os radialistas foram até a polícia para prestar esclarecimentos sobre o fato.
O presidente da rádio australiana classificou o aparente suicídio da vítima do trote como um “acontecimento trágico que não poderia ter sido previsto”. "Nós estamos profundamente tristes", declarou Rhys Holleran, CEO da rádio 2Day Fm, em uma coletiva de imprensa em Melbourne. Holleran, no entanto, destacou que a companhia não desobedeceu nenhuma lei. “Estamos confiantes de que não fizemos nada ilegal”.
Depois da confirmação da morte, a página da 2Day FM no Facebook foi inundada por críticas e ofensas, com diversos usuários acusando a rádio de estar "com as mãos sujas de sangue". Responsáveis pelo trote, os apresentadores Mel Greig e Michael Christian foram afastados por tempo indeterminado da estação e excluíram suas contas no Twitter. Nas últimas mensagens de Michael, antes da notícia do suposto suicídio, ele ainda prometia revelar mais detalhes sobre a "pegadinha real".
Na coletiva, Holleran disse que conversou com o casal de radialistas na manhã deste sábado e relatou que eles estão “completamente devastados” pela morte de Jacintha. O dono da rádio acrescentou ainda que o bem-estar de Mel e Michael é a principal preocupação dele no momento. “Os trotes têm sido um artifício de programas de rádio há décadas. Eles são praticados em todo o mundo e ninguém poderia ter previsto o que aconteceu”, defendeu ele.
Além disso, a rádio também divulgou que vários anunciantes deixaram a rádio, por entenderem que ligar a marca com a rádio poderia ser negativo neste momento. Os especialistas acreditam que é pouco provável que a rádio ou os radialistas sejam processados. A agência reguladora das comunicações deve avaliar agora se seus códigos de conduta foram violados. A rádio já havia recebido duas advertências da agência sobre pegadinhas anteriores.
Tags:
Rádio 2Day FM, trote, Sidney, Austrália