Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 01 de Agosto de 2006 @ 00:00

Curiosidades: Jovem Pan 2 x Rede Atlântida

Porto Alegre - O Tudo Rádio.com inicia agosto provocando uma nova discussão. Confira como anda o panorama jovem no Sul do país, onde o foco principal está na briga pela audiência entre a Atlântida e a Jovem Pan 2
Publicidade
Uma briga boa que anda acirrada no Sul do Brasil. A Rede Atlântida é considerada um símbolo para todo o público jovem presente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A Jovem Pan 2 é a rádio jovem de maior audiência em todo o Brasil. E aí? Como é que fica a briga pela audiência entre as duas emissoras em terras sulistas?

Atlântida
Querida por muitos, odiada por outros. A emissora possuí muitos ouvintes e marcou muitas gerações. A rádio ganha devido sua identidade criada com os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Muitos jovens são fãs dos eventos realizados pela rádio (principalmente o evento musical Planeta Atlântida) e pela programação, como o famoso Mr. Pi. (Everton Cunha, apresentador do Pijama Show). Apesar operar em rede, a Atlântida sabe trabalhar de forma local, organizando sua programação para fornecer grandes espaços para o trabalho regional. Outra grande característica da Atlântida é o apoio que a emissora oferece a musica regional. As bandas sulistas crescem e ganham força através da rede. Porém a Atlântida começou a sofrer com a concorrência que surgiu em várias praças, principalmente em Porto Alegre, onde fica a matriz da rede. As redes Jovem Pan 2 e Pop Rock são as principais concorrentes da Atlântida. Já em Santa Catarina, a Jovem Pan 2 incomoda (e muito) nas principais cidades (inclusive Florianópolis) e a Transamérica Pop complica a vida da Atlântida na mais populosa cidade catarinense (Joinville). Com a concorrência, a Rede Atlântida realizou mudanças em sua programação musical, abrindo seu “playlist”, ou seja, saindo do “pop/rock” e adotando o “dance music”, o hip hop americano e outros hits mais populares. Vale lembrar que a Atlântida já trabalhou com uma programação pop/dance no início de suas operações. Outro detalhe foi as mudanças nos planos da rede, abrindo mão de várias afiliadas e continuando operando apenas através de emissoras próprias da Atlântida, totalizando 13 retransmissoras (8 no Rio Grande e 5 em território catarinense).

Jovem Pan 2
Totalmente odiada pelos rockeiros de plantão, porém a rádio é querida pela maioria do público jovem nacional. A emissora segue uma mesma linha, adotando o pop comercial aliado ao rock e a dance music e black music. Sempre batendo na mesma tecla no “playlist”, apostando em grandes produções de plástica, programas de humor (destaque para o Pânico, um fenômeno de audiência) e mantendo uma importante equipe de profissionais qualificados, a Jovem Pan 2 cresceu de forma espantosa em todo o Brasil. Só em São Paulo são 19 emissoras em rede, sendo 52 no Brasil. No Sul a emissora conquistou rapidamente as três capitais e expandiu sua rede pelo Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Cacavel, Jacarezinho e região de Foz do Iguaçu através da Jovem Pan Mercosul). Logo após inaugurou uma emissora no litoral catarinense (Itajaí) e outra em Osório, próximo ao litoral gaúcho. No Rio Grande do Sul a rede conta apenas com duas emissoras (Osório e Porto Alegre), porém na capital gaúcha a rádio lidera no segmento jovem. Em Santa Catarina a rede voltou a crescer e abriu afiliadas em Blumenau, Criciúma e Joaçaba, totalizando cinco emissoras (o mesmo número de retransmissoras da Atlântida em território catarinense). Com uma programação mais aberta (“jabazeira” segundo os ouvintes que possuem aversão à Pan 2). A rede paulista também é líder em Florianópolis e a Atlântida mantém sua audiência forte nas cidades mais ao interior dos Estados. No Paraná, a Jovem Pan 2 lidera no segmento jovem nas praças onde está presente.

Agora é a vez de opinar
O Tudo Rádio.com lança no ar essa questão e convida você a opinar. Você concorda com o quadro acima? Qual das redes você acha melhor ou mais competente? Lembrando que nessa briga existem outras emissoras como a Pop Rock, Transamérica Pop em Santa Catarina e até mesmo a Rede Maisnova, que apesar de possuir uma programação mais eclética, possui uma grande audiência no público jovem. Não podemos esquecer também das rádios jovens locais como a Diplomata de Brusque, Cidade FM de Tubarão, SP3 FM de Bento Gonçalves, entre outras.

Opine através de nosso fórum clicando aqui ou através de comentários dessa notícia (role esta página até o final)

por Daniel Starck - 01/08/2006
[email protected]

Tags:

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.