Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

As declarações de uma autoridade ou pessoa pública podem incentivar a violência contra meios e profissionais de comunicação?

Enquete

Quarta-Feira, 26 de Dezembro de 2012 @ 15:42

Rádio FM comemora 80 anos nesta quarta-feira

São Paulo – Espectro foi patenteado em 1932 pelo americano Edwin Armstrong

Publicidade

*Atualizada às 16h30 de 27/12/2012

O rádio FM está comemorando aniversário hoje. Patenteado em 1932 pelo americano Edwin Armstrong, o sistema é o mais sintonizado pelos ouvintes em todo o mundo. O Brasil passa por um período de testes para a digitalização do FM e também para a migração das rádios AMs para uma faixa estendida do espectro, que vai de 76 a 88 MHz.

Após patentear o sistema, Armstrong apresentou o novo espectro para executivos da Radio Corporation of America (RCA), em 1933. Porém, a operação do FM só foi iniciada em 1939, em Alpine, estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Apenas três anos depois é que os primeiros emissora em frequência modulada começaram a ser produzidos nos Estados Unidos pela General Eletric.
 
Já no Brasil, o FM é ainda mais recente. Apesar de o rádio ter comemorado 90 anos no país este ano, o sistema FM tem apenas 43 anos. Em 1969, o Grupo Bel foi criado na capital mineira e, com ele, a primeira FM estéreo do Brasil, a 98 FM 98.3 de Belo Horizonte. Antes, em 1955, foi lançada em FM a Rádio Imprensa do Rio de Janeiro. Na década de 50, a onda de FM era utilizada apenas para ligar o estúdio aos transmissores de rádio, como se fosse uma linha telefônica privativa.
 
Segundo levantamento da Abert, em 2010 existiam no Brasil Atualmente no Brasil, existem cerca de 2600 emissoras FM. O número de rádios no sistema cresceu consideravelmente desde então, já que o governo vem liberando diversas concessões para várias regiões, principalmente rádios com baixa potência.
 
Além disso, o rádio FM no Brasil vem passando por testes para a adoção de um sistema para a digitalização do espectro. Os primeiros testes foram considerados ruins pelo Ministério das Comunicações. Um grupo formado por profissionais da área e deputados trabalha para decidir os rumos do sistema FM no país.
Tags: Rádio Digital, DRM, Iboc, digitalização, deputados, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...







Mais tudoradio.com



tudoradio.com © 2004 - 2020 | Todos os direitos reservados
Marcas que pertencem ao tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.