O Tudo Rádio publicou uma matéria na semana passada, em que o juiz Marco Antonio Lobo Castelo Branco, da 2ª Vara da Fazenda de Belém, proibia a rádio Super Marajoara AM 1130 de Belém divulgasse os nomes de empresários investigados por crimes sexuais na cidade. Esta semana, porém, outro magistrado derrubou a proibição e permitiu que a emissora pudesse citar os nomes dos envolvidos.
O juiz Amilcar Roberto Bezerra Guimarães, que responde pela 6ª Vara Cível de Belém, autorizou que a rádio divulgasse os nomes de três empresários investigados em crimes sexuais envolvendo adolescentes. De acordo com matéria publicada no site Consultor Jurídico no último dia 12, a determinação derrubou a liminar que impedia que os empresários fossem expostos na mídia enquanto a Justiça não definia se o processo deveria tramitar em segredo.
Segundo a decisão do magistrado “não é possível restringir as informações que a sociedade tem direito a saber, para preservar uma única pessoa, desde que não haja abuso na informação, o que lhe causaria danos”, afirmou o juiz ao embasar a decisão. O inquérito policial que indiciou o trio de empresários foi instaurado no dia 3 de dezembro na Seccional Marambaia.
Três menores foram apontadas como vítimas: uma de 15 anos e outras duas de 17. Os investigados podem ser indiciados por estupro de vulnerável, corrupção e embriaguez de menor. A história chegou ao Judiciário na segunda-feira passada, dia 7, quando o empresário do ramo do turismo entrou com medida cautelar para impedir que a rádio divulgasse seu nome em notícias relacionadas ao caso. O dono da agência afirmou que a publicação de seu nome causaria danos irreparáveis à sua reputação, e que ele já pediu para que o inquérito policial corra em segredo de Justiça.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Marajoara AM, justiça, crime, divulgação, Belém