Duas situações técnicas que envolvem afiliadas da rede controlada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo estão chamando a atenção de ouvintes e profissionais do rádio residentes entre o norte de Santa Catarina e o Vale do Itajaí. A Jovem Pan FM 91.1 de Joinville apresentou melhorias significativas em seu processamento de áudio, fato que também auxiliou a rádio na expansão de seu sinal pelo norte catarinense. Já a Jovem Pan FM 94.1 de Balneário Camboriú / Itajaí apresentou um problema técnico grave, fato que mantém a rádio fora do ar desde a última sexta-feira, dia 18 de janeiro. Acompanhem os dois casos:
Nas últimas duas semanas a Jovem Pan FM de Joinville surpreendeu o mercado catarinense ao apontar condições técnicas diferentes daquelas que eram comuns em seu sinal. Houve uma melhora significativa na qualidade do áudio captado em 91.1 FM, fato que também acaba auxiliando na ampliação da capacidade da FM ser sintonizada em áreas mais distantes de sua torre, além de locais de sombras de seu sinal. A rádio apresentou variações na qualidade do seu áudio nos últimos dias, estabilizando no final da semana passada quando já era possível perceber a melhora no som da Jovem Pan FM. Nesse mesmo período a Mais FM 103.1, emissora eclética/popular sediada em Joinville, retomou os trabalhos com o sistema RDS (envio de mensagens de texto aos receptores dos ouvintes).
Enquanto a Jovem Pan de Joinville apresentou melhora em sua condição técnica, outra afiliada da rede paulista passou por dificuldades técnicas. Uma chuva que atingiu a região do Vale do Itajaí provocou a interrupção da operação da Jovem Pan FM de Itajaí / Balneário Camboriú, rádio que está fora do ar desde a tarde do 18 de janeiro. O temporal atingiu a região na última sexta-feira e provocou a queda do sinal da 94.1 FM, estação conhecida pela sua extensa abrangência em FM (cobre as regiões de Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí, arredores de Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul e litoral do Paraná). Até o fechamento dessa matéria a 94.1 FM não teve o seu sinal restabelecido no Vale do Itajaí.
A Jovem Pan FM 94.1 possui sua torre localizada próxima da Guararema FM 107.7 de Brusque, emissora que não sofreu com interrupções causadas pela chuva da última sexta-feira (18 de janeiro). No momento do temporal algumas estações da região também tiveram seus sinais interrompidos, porém foram restabelecidos na sequência. Boa parte das estações de grande abrangência nessa área de Santa Catarina conta com torres instaladas em morros elevados e de difícil acesso. A localização desses sistemas irradiantes é compensada pela cobertura que as estações acabam conquistando, porém essas mesmas rádios convivem com o risco de saírem do ar conforme as intensidades das chuvas que atingem o Vale do Itajaí.
Encontro de afiliadas da Jovem Pan
Mesmo com a ausência temporária do sinal da Jovem Pan em 94.1 FM, a rede paulista consegue cobrir praticamente todas as cidades localizadas no eixo Curitiba-Florianópolis. São quatro FMs afiliadas à Jovem Pan que “se encontram” pelo caminho, sendo que em algumas localidades é possível sintonizar duas afiliadas diferentes da rede com intensidade local de sinal. Veja o panorama:
Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba – Sinal da FM cobre áreas em comum com a Jovem Pan FM 91.1 de Joinville (norte catarinense, litoral norte de Santa Catarina e litoral do Paraná), além da Jovem Pan FM 101.7 de Florianópolis (algumas cidades do litoral norte de Santa Catarina). Inaugurada em 1994.
Jovem Pan FM 91.1 de Joinville – Cobre cidades em comum com a Jovem Pan Curitiba, além das estações Jovem Pan FM 94.1 de Itajaí (região de Blumenau, arredores de Jaraguá do Sul, litoral norte catarinense, Joinville e litoral paranaense) e Jovem Pan FM 101.7 de Florianópolis (se encontram nessas mesmas regiões e próximas da região metropolitana da capital do estado). Inaugurada em 2008.
Jovem Pan FM 101.7 de Florianópolis – Alcança parte do Vale do Itajaí e litoral norte do estado, onde encontra as afiliadas da rede paulista sediadas em Curitiba, Joinville e Itajaí / Balneáro Camboriú. Passou por uma considerável melhora técnica (áudio e sinal) em 2011. Inaugurada em 1997.
Jovem Pan FM 94.1 de Itajaí / Balneário Camboriú – “Raspa” na Grande Curitiba, cobre todo litoral norte de Santa Catarina, parte do litoral do Paraná, arredores de Jaraguá do Sul, Blumenau e demais áreas do Vale do Itajaí. A emissora também possui uma sintonia parcial dentro de Joinville e também em Florianópolis. Inaugurada em 1998.
Apesar dos “encontros”, as quatro emissoras não dividem áreas em comum quando o assunto é o foco comercial de cada uma, ponto determinante de qualquer rede antes da instalação/liberação de uma nova afiliada.
No mapa
Acompanhe essas situações em detalhes (intensidade dos sinais por rádio e cidade, além dos áudios ao vivo via internet) acessando o sistema
Dials Tudo Rádio.
Clique aqui.
Tags:
Jovem Pan FM, áudio, sinal, técnica, fora do ar, Joinville, Balneário Camboriú, Santa Catarina