A Polícia Militar de Minas Gerais fechou uma rádio clandestina durante operação contra o tráfico de drogas no Aglomerado da Serra, na região centro-sul de Belo Horizonte nesta quarta-feira. Há cerca de duas semanas a polícia procurava o local de funcionamento da rádio, conhecida como “Voz da Periferia”, e operava na frequência FM 99.6. A PM apreendeu equipamentos, mas ninguém foi preso no local.
Segundo a polícia, durante uma operação de combate a crimes violentos, três homens saíram de uma casa e fugiram pelo Parque das Mangabeiras. Após os policiais realizarem um cerco na residência, um homem se apresentou aos policiais como dono do lote, e explicou que alugava o local.
Com a autorização do dono, a polícia entrou na casa, onde não havia ninguém, e constatou o funcionamento da rádio. Ainda de acordo com a corporação, o suspeito que seria responsável pelo sistema de comunicação já tem passagem pela polícia por envolvimento em outras rádios clandestinas e roubo.
Segundo a PM, testemunhas informaram que a rádio é patrocinada pelo tráfico de drogas, e é bastante conhecida na região por organizar e anunciar eventos realizados no aglomerado, além de informar aos ouvintes, por meio de códigos, sobre presença da polícia na favela. A PM contou que a Polícia Civil foi ao local para realizar a perícia.
O caso também vai ser encaminhado para a Polícia Federal e para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Os equipamentos e o material encontrado na casa foram apreendidos. Por volta das 18h, os três suspeitos de envolvimento com a rádio clandestina não haviam sido localizados.
Com informações do G1
Tags:
Rádio pirata, apreensão, polícia, Belo Horizonte