A Jovem Pan FM 99.1 de Belo Horizonte fechou o ano de 2012 com números expressivos na pesquisa de audiência medida pelo Instituto Ibope. O destaque se deve pelo fato do índice atual da FM ser superior a maioria dos resultados absolutos obtidos pela estação nas pesquisas de audiência entre 2010 e 2011. O atual resultado é fruto de vários fatores que acompanharam o projeto da Jovem Pan na capital mineira, como concorrência local e também os trabalhos realizados pela FM mineira em conjunto com a rede paulista. Acompanhe:
Hoje a Jovem Pan de Belo Horizonte registra uma marca superior a média de 32 mil ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais), número que reposicionam a FM mineira como a segunda maior audiência na comparação absoluta com outras importantes afiliadas da Jovem Pan. Essa marca é possível devido o tamanho do mercado da capital mineira (está entre os maiores do país em potencial de ouvintes), porte da afiliada da Jovem Pan, projeto artístico executado pela FM e também o atual momento da concorrência direta local. Nos últimos meses as maiores audiências da rede Jovem Pan após São Paulo ficaram oscilando entre as afiliadas de Curitiba e Brasília (mercados menores que o da capital mineira em números de ouvintes).
A melhora nos números veio após investimentos locais e da rede no projeto artístico e promocional, além de uma mudança no panorama da concorrência direta pelo segmento jovem/pop local. Nos últimos doze meses o mercado de Belo Horizonte viu um aumento no número de projetos de rádios populares e a diminuição no gênero jovem (com a saída da Mix FM 91.7 em fevereiro de 2012, além da mudança da orientação artística nessa mesma rádio a partir do segundo semestre do ano passado – atual popular Fã FM 91.7). Paralelo a isso o mercado acompanhou um redirecionamento por parte da 98 FM 98.3 em uma linha artística baseada em programas estilo “talkshow”, enquanto a Jovem Pan investiu em promoção, padrão artístico e reposicionamento da rádio em Belo Horizonte.
O crescimento da Jovem Pan não foi imediato após a saída da Mix FM dos 91.7 FM. Logo após o encerramento de sua concorrente, a 99.1 FM oscilou negativamente e apresentou um de seus piores resultados na média de audiência por minuto em comparação com os números dos últimos anos. A reação veio ainda em 2012, quando a Jovem Pan iniciou uma melhora gradual de seu índice e reassumiu a liderança jovem/pop que estava nas mãos da 98 FM. Também nos últimos anos foi observada uma grande alternância na liderança jovem (sempre entre 98 e Jovem Pan). Em 2012 a Jovem Pan fechou o ano abrindo uma vantagem para a concorrente.
O resultado é expressivo já que ele recoloca a Jovem Pan à um patamar que já foi alcançado pela 99.1 FM em vários momentos de sua trajetória conjunta à rede paulista (parceria iniciada em 1995). Os atuais números de audiência da FM mineira refletem o momento positivo de audiência registrado por afiliadas importantes da Jovem Pan (e também de outras redes ou rádios locais do segmento jovem/pop que contam com estações de portes consideráveis e competitivas, situação que auxilia diretamente na execução positiva do projeto), além de servir de vitrine para outras estações do interior mineiro.
Clique aqui para acompanhar o panorama da audiência FM divulgado no inicio desse ano (referente ao ultimo trimestre de 2012).
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Panorama, audiência, Jovem Pan, jovem, Belo Horizonte, Instituto Ibope